Arco da aorta (ou arco aórtico): É o trecho da aorta no qual seu trajeto muda de ascendente para descendente. Neste trecho. o tronco braquiocefálico, a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda se originam. Aorta descendente: A porção terminal da aorta, vai do arco da aorta até seu final.
A aorta é dividida em sete seções, que são listadas abaixo:
Possíveis causas Além disso, outras causas que aumentam o risco de desenvolver ectasia da aorta são sofrer de aterosclerose, hipertensão, diabetes, colesterol alto, estenose aórtica ou doenças genéticas relacionadas com o tecido conjuntivo, como Síndrome de Turner, Síndrome de Marfan ou Síndrome de Ehlers-Danlos.
O arco aórtico apresenta três ramificações: a primeira e maior delas é a artéria tronco braquiocefálico, a qual se divide formando a artéria subclávia direita, que irriga o membro superior direito, e a artéria carótida comum direita, que irriga estruturas na cabeça; a segunda é a artéria carótida comum esquerda, que ...
São dois tipos de procedimentos feitos para desobstruir artérias: angioplastia ou stent e a cirurgia, propriamente dita.
A estenose carotídea ou estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas, se tornam estreitas, têm um aperto ou ficam obstruídas. Por norma, as artérias tornam-se obstruídas por placas de aterosclerose, impedindo o normal fluxo sanguíneo (passagem do sangue através das artérias).
Objetivos: A doença ateromatosa intracraniana sintomática possui prognóstico desfavorável. A indicação do tratamento endovascular com angioplastia transluminal percutânea (ATP) assistida com stent deve ser realizada de acordo com: a eficácia, segurança, complicações e o risco de re-estenose a longo prazo.
Em termos médicos, estenose se refere a um estreitamento ou constrição de um duto ou passagem.