Significado de Rigoroso adjetivo Que mostra ou dá prova de rigor, de força, rijeza, dureza. Que expressa exatidão, precisão; exato, preciso: raciocínio rigoroso.
Os autores parnasianos, quando diziam "arte pela arte" queriam transmitir a ideia de que o mais importante era se preocupar com o interior da poesia, deixando de lado os problemas sociais, tanto que em suas poesias eles ignoram esses problemas, se preocupando com a forma da poesia.
O parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no final do século XIX, tendo como principal bandeira a oposição ao realismo e ao naturalismo, movimentos que ocorriam nesse contexto.
A tríade parnasiana é a forma como ficou conhecido o grupo de três poetas parnasianos brasileiros de maior destaque: Alberto Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. O Parnasianismo é uma escola literária poética contemporânea ao Realismo e ao Naturalismo que se caracterizou pela idealização da "arte pela arte".
A Linguagem do Parnasianismo é clássica, objetiva, racional, impessoal, refinada, descritiva e realista. Ela busca a perfeição estética e o culto à forma, utilizando assim, vocabulário raro e recursos como a metrificação, versificação, estruturas poéticas fixas (soneto, por exemplo), rimas ricas, raras e perfeitas.
A Linguagem do Parnasianismo era baseada na objetividade, descrição minuciosa e perfeição estética de sua poesia. ... Com o uso de recursos como a metrificação e versificação, o poeta parnasiano expressava suas observações no formato de rimas raras, ricas e perfeitas.
Podemos afirmar que algumas características do Simbolismo são: Valorização do “eu”, dos sentimentos e da morte; temáticas mórbidas e pessimistas; presença de idealizações de realidade e de sentimentos; fuga da realidade; gosto por temas místicos.
Os escritores simbolistas buscavam compreender diversos aspectos da alma humana, compondo obras que exaltassem a realidade subjetiva. De tal modo, é notório nas obras simbolistas a fuga da realidade, característica manifestada por uma linguagem expressiva, imprecisa e vaga.
Os principais autores do Simbolismo brasileiro são Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos e Emiliano David Perneta.
Os simbolistas estão mais preocupados com o “eu” do que com a questão do amor; Imprecisão e intuição: os poemas desse movimento literário sempre trabalharão com símbolos, o que faz com que eles sugiram imagens para que o leitor possa compreende-la de acordo com a sua experiência de mundo.