EQST

O Que Aço Estrutural?

O que é aço estrutural?

Os aços estruturais normalmente são aços carbono ou com pequenas quantidades de elementos de liga. Nesse grupo, encontra-se o aço ASTM A36 que é largamente empregado por muitas construtoras. A maior utilização desses tipos de aço no Brasil é nas estruturas de concreto armado.

Qual o principal elemento utilizado na composição do aço ferramenta?

o carbono

O que é o aço?

Aços são ligas ferro-carbono com teor de carbono de até 2% em peso. É de longe o material mais amplamente empregado na fabricação de bens de consumo e bens de produção, nas indústrias, na fabricação de máquinas, veículos automo- tores, na construção civil, etc.

Como é obtido o aço?

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. ... O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

Como é o processo de extração de minério de ferro?

A extração do minério de ferro consiste na retirada do minério do solo e possui diferentes etapas. A escavação pode ser feita a partir de minas subterrâneas ou minas a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.

Como funciona o processo de Pudlagem?

Ferro pudlado é um produto siderúrgico obtido no estado pastoso com numerosas partículas de escória em virtude de seu processo particular de fabricação: vazado em moldes e depois "pudlado", quer dizer, agitado ao ar por meio de barras, para a redução do teor de carbono, com consequente formação do aço.

Como é o processo de aciaria?

Aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar o ferro gusa em diferentes tipos de aço. O principal destes equipamentos é o convertedor, que é um tipo de forno, revestido com tijolos refratários e que transforma o ferro gusa e a sucata em aço.

Qual o processo de produção do cobre?

Existem dois processos básicos de produção de cobre primário: o processo pirometalúrgico, mais utilizado para os minérios sulfetados, e o processo hidrometalúrgico, apropriado para a extração de cobre de minérios oxidados de baixo teor.

Como funciona o conversor LD?

Com uma lança refrigerada com água, injeta-se oxigênio puro a uma pressão de 4 a 12bar no conversor. A oxidação do carbono e do silício presentes no metal líquido que é carregado dentro do conversor LD gera grande quantidade de energia, pois são reações exotérmicas.

O que é um conversor LD?

O convertedor LD é um equipamento utilizado nas aciarias das siderurgias, que tem a função de converter o ferro gusa em aço. O mesmo foi produzido em aço DIM 16MO³, pesando 190 toneladas, com parte do aço nacional e parte importada da Alemanha.

O que é aciaria LD?

O processo LD consiste num processo de produção de aço através da afinação de gusa líquida por um jato de oxigénio puro. Este processo foi industrializado, em 1952-1953, nas acearias austríacas de Linz e Donawitz, o que explica o nome por que é conhecido.

O que é metalurgia de panela?

Metalurgia de Panela O tratamento a ser feito visa os acertos finais na composição química e na temperatura. Portanto, situa-se entre o refino e o lingotamento contínuo na cadeia de produção de aço carbono. Desta forma o FEA ou o conversor LD pode ser liberado, maximizando a produção de aço.

Para que serve a siderurgia?

A metalurgia é a ciência da extração dos matais dos seus minérios, preparando-os para os diversos usos para os quais eles são necessários. O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. ...

Como funciona uma usina siderúrgica?

Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro “purificado”, como você confere no infográfico ao lado. ... Tanto siderúrgicas quanto metalúrgicas seguem mais ou menos o mesmo processo de fabricação.

Qual processo de funcionamento de alto forno?

O alto forno Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.

Quais são as reações químicas que ocorrem no alto forno?

O monóxido de carbono é um gás redutor do minério de ferro e reage com o óxido de ferro para produzir ferro fundido e dióxido de carbono. Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.

Quais os insumos para o alto forno?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:

  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.

Qual a função do fundente dentro do alto forno?

A função do fundente é a de separar o minério da ganga. ... As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.