Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.
Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
Ip = IP/In × In ÷ 3 que também é usada para partida estrela triângulo.
A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico. Umas das características que devem ser aproveitadas é o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico).
Como se sabe, os motores elétricos, ao serem ligados, instantaneamente, permitem que um grande fluxo de corrente elétrica circule através dos seus enrolamentos. Isso ocorre porque, estando parado, não há força contra-eletromotriz que se oponha ao fluxo de corrente. ... I P = Corrente de Partida do motor.
A corrente no momento da partida é aproximadamente seis vezes a corrente nominal. À medida que a velocidade do motor aumenta, a corrente na linha diminui e atinge seu valor nominal quando o motor atinge sua velocidade nominal.
Descargas elétricas, também chamadas de picos de energia, são aumentos súbitos e temporários na voltagem do fornecimento de energia elétrica, resultando em uma tensão momentânea na linha de alimentação ou de dados.
Algumas características e vantagens das chaves soft-starters são: • Ajuste da tensão de partida por um tempo pré-definido; • Pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida; • Redução rápida de tensão a um nível ajustável, (redução de choques hidráulicos em sistemas de bombeamento); • Proteção ...
Funcionamento. O soft starter é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores (SCR's) acionadas por um circuito eletrônico, com a finalidade de controlar a tensão de partida do motor, bem como sua desernegização. Fazendo assim, com que a energização e desenergização do motor sejam suavizadas.
Basicamente, quando o objetivo é o simples acionamento do motor, usamos o soft starter. Quando o objetivo for além da partida, conseguir controlar as ações da ponta do eixo do motor e/ou automatizar o processo deve-se utilizar o inversor de frequência.
Utilizamos a partida estrela triângulo quando a curva do conjugado do motor é suficientemente elevada. É aconselhável que a corrente de partida em estrela esteja entre 25% a 33% da corrente de partida em triangulo.