Moreira e Medeiros (2007) afirmam que a análise funcional é a busca dos determinantes de um comportamento, de sua função e não de sua forma, ou seja, busca identificar relações funcionais entre o comportamento e o ambiente, em que comportamentos iguais podem ter funções diferentes e comportamentos distintos podem ter a ...
A linha de base pode ser caracterizada como os valores adotados como padrão para determinada situação. Caso os resultados de determinado experimento sejam distintos da linha de base, há indícios de influência de alguma variável testada. Dessa forma, a linha de base funciona como um ponto de referência.
A relação funcional que existe é a relação entre a resposta e sua conseqüência, indicada pela condição antecedente; juntas [as condições antecedentes e conseqüentes] constituem a variável independente e a resposta em questão, a variável dependente.
Comportamento escolhido para alguma análise ou intervenção. Possíveis mudanças no uso de registro e medida de comportamento na prática clínica do analista do comportamento no Brasil. ...
Assim, todo e qualquer comportamento possui uma função dentro do repertório comportamental de um indivíduo (Skinner, 1953). A busca das variáveis externas, independentes, das quais o comportamento (variável dependente) é função, consiste na principal finalidade de uma análise funcional.
Ainda de acordo com a TJC, quando o comportamento é controlado por regras, são as justificativas que determinam a topografia do comportamento; a probabilidade de o comportamento vir a ocorrer e ser mantido; e, alteram as funções dos estímulos.
Conjunto das atitudes específicas de alguém diante de uma situação, tendo em conta seu ambiente, sociedade, sentimentos etc. Reação que se tem diante de uma situação: comportamento do vento.
A análise do comportamento é uma ciência natural, formulada pelo psicólogo americano B. F. Skinner, que estuda o comportamento humano a partir da interação entre organismo/ambiente.
O exercício da Análise Comportamental no Brasil iniciou-se em 1961 com as aulas do Prof. Keller na Universidade de São Paulo. Em 1959, uma misteriosa Mirtes Rodrigues do Prado, freqüentando as aulas do Prof.
Skinner
A análise comportamental é bastante antiga. Surgiu com o Behaviorismo, uma teoria de pesquisa psicológica que apura não só o comportamento humano, como também o animal. O entendimento do comportamento está relacionado ainda ao ambiente em que está inserido e às experiências anteriores.
O homem é estudado pela sua interação com ambiente sendo, tomado como produto e produtor dessas interações. 4- Qual o mais importante teórico do behaviorismo? É o B. F. Skinner (1904-1990).
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) A ABA propõe o mesmo desafio da AEC, ou seja, dar prosseguimento à utilização do método, mas para a área aplicada: A importância última é a relevância social e não a produção de conhecimentos teóricos ou novas descobertas.
Um filósofo behaviorista radical defende que as diferentes explicações sobre o comportamento humano deveriam ser resolvidas na base de evidências refutáveis, e não de abstratas especulações. O behaviorismo radical foi concebido em experimentos realizados sob o rigor da produção de conhecimento científico.
Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado. ... Quando cumprir, recebe um objeto de seu desejo até que o comportamento já esteja modulado.