O judô foi desenvolvido a partir do jiu-jitsu. Para diferenciar completamente o judô do jiu-jitsu, Kano criou uma filosofia baseada em três princípios: condicionamento físico, espiritual e moral. ... Nas palavras dele mesmo, “o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”.
O início do judô no Brasil ocorreu sem instituições organizadoras. ... Eisei Mitsuyo Maeda, também chamado Conde Koma, chegou ao Brasil em 14 de novembro de 1914, entrando no país por Porto Alegre. Junto com ele chegaram Satake, Laku, Okura e Shimisu.
O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A ideia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência do que força. Depois de muito pesquisar as artes marciais da época, Kano divulgou o judô – “caminho suave”, em japonês.
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado, o combate se encerra. Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem).
Ippon (一本 um) é um termo utilizado em competições de artes marciais japonesas, como karatê e judô, atribuída a um golpe "perfeito".
O ippon ocorre quando o golpe é aplicado com força, velocidade e controle e o oponente cai perfeitamente de costas no tatame ou quando o adversário é imobilizado por 20s. Com um ippon, a luta está encerrada. ... Dois wazari equivalem a um ippon.
Dois Waza-aris equivalem a um Ippon.
KOKA
Koka
O valor do yuko do caratê é o mesmo do judô: um terço de um ippon (no caso, yuko vale 1 ponto e ippon vale 3).
No judô há três formas de pontuação que variam de acordo com o golpe aplicado pelo judoca: ippon, wazari e yuko.
Agora, as disputas continuam nas outras cinco categorias de peso ( Super–Ligeiro; Ligeiro; Meio – Leve; Leve; Meio – Médio), no feminino e masculino.
Durante a luta, os judocas podem ser penalizados por infrações cometidas, dando ou não pontos para o oponente. De acordo com a gravidade da infração, o judoca pode receber um shido ou um hansoku-make. O shido é uma punição leve. O atleta poderá receber até três shido sem que seu adversário ganhe nenhuma pontuação.
PENALIDADES NO JUDÔ – Desarrumar o judogui (kimono) propositadamente, para que o árbitro interrompa a luta; – Colocar os dedos por dentro das mangas do adversário; – Colocar mãos, pés ou pernas diretamente no rosto do oponente; – Tentar uma imobilização envolvendo a cabeça ou pescoço do adversário.
3- Quais os nomes das pontuações utilizadas na luta de judô? ( ) Combate ganho, luta franca e arremesso ( ) Ippon, Wazari, Yuko e Koka ( ) Imobilização, finalização, Kodokan e pênalti.
meio médio – de até 63 kg; médio – de até 70 kg; meio-pesado – de até 78 kg; pesado – a partir de 78 kg.
Vale lembrar que são proibidos socos e chutes. Em cada disputa os atletas dispõem de cinco minutos para os homens e quatro nas mulheres.
O nome do traje típico do judô se chama judogi. O judogui é composto por quatro partes: a faixa, denominada obi, acompanhado do uwagi, que é o casaco e a calça, que para os termos do judô chama-se shitabaki. ... A roupa do judô pode ser tanto na cor branca quanto na cor azul.
Judô é uma arte marcial praticada como esporte. ... Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX. O judô tem grande aceitação em todo o mundo, um dos esportes mais praticados, e uma das únicas artes marciais disputadas nas Olimpíadas.
Podemos dividir todas as técnicas do Judô em 2 grandes grupos, sendo eles: Nage-Waza e Katame-Waza. Dentro do grupo Nage-Waza temos 68 técnicas divididas em: Te-waza (técnicas de braço, contendo 16 golpes) Koshi-waza (técnicas de quadril, contendo 10 golpes)
No judô há 67 técnicas de projeção ou nage-waza. São divididas nos seguintes subgrupos: koshi-waza, técnicas de quadril; te-waza, técnicas de braço; ashi-waza, técnicas de perna que pertencem ao grupo de técnicas realizada com os atletas em pé (tachi-waza).
69 golpes de projeção e 36 golpes de solo.
As várias formas de pegada (kumi-kata) levam nomes distintos, dependendo de onde ocorrem: na manga, na gola ou na faixa. A pegada na calça é permitida apenas quando o adversário já está sendo projetado ao chão. ... Há também a pegada cruzada, que ocorre quando o judoca pega a manga e a gola do mesmo lado.
As técnicas do judô classificam-se em:
Basicamente, no aiquidô as técnicas de ne waza, concebidas mais como submissão, são divididas em: