A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata.
(Conf., VIII, 12). O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.
Nelas se incluem obras apologéticas contra as heresias dos arianos, donatistas, maniqueistas e pelagianistas; textos sobre doutrina cristã, em especial De Doctrina Christiana (Sobre a Doutrina Cristã); obras exegéticas como os comentários sobre o Livro do Génésis, os Salmos e a Epístola aos Romanos de S.
Santo Agostinho (354-430) foi o primeiro grande filósofo cristão. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.
A linha de pensamento de Santo Agostinho girava em torno de dualismos, herança de Platão e dos maniqueístas orientais. ... São Tomás de Aquino ia na contramão de Santo Agostinho, colocando a razão em primeiro lugar. Tentava até mesmo explicar a fé por meios racionais, alegando que podia provar a existência de Deus./span>
Platão e Agostinho: Tomás de Aquino foi influenciado pelos patrísticos, em especial por Agostinho, que trabalhou o início da perspectiva cristã por meio do neoplatonismo. Influenciado por Agostinho e por Platão, Aquino trouxe uma nova perspectiva para a Filosofia cristã, por meio da Filosofia grega pagã.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão./span>
Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento em que as ideias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos.
De maneira bem simplificada, eu diria que a abstração é uma forma de trazer algo que tem uma certa profundidade e/ou complexidade para uma camada mais simples e de fácil acesso, ou seja, o que realmente importa dentro de um determinado contexto./span>
Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.
Os formatos universais e atemporais encontrados na geometria (círculo, quadrado e retângulo) se tornaram elementos espaciais na arte abstrata; eles são, como a cor, sistemas fundamentais que existem sob a realidade visível.
Isto posto, os elementos em um padrão repetem-se de maneira previsível. ... Reciprocamente, padrões abstratos na ciência, matemática ou linguagem podem ser observáveis apenas através da análise. Observação direta, na prática, significa ver padrões visuais, que são vastos na natureza e na arte.
Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar:
Arte figurativa realista e estilizada A arte figurativa se divide em duas formas: realista e estilizada. São consideradas realistas as expressões artísticas que possuem verossimilhança, que tenham uma percepção real do que foi retratado na obra de arte./span>
No começo do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo foi utilizado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo. O abstracionismo divide-se em duas tendências: abstracionismo lírico; abstracionismo geométrico.
Existem várias fases na arte abstrata: Abstracionismo sensível ou informal: nessa fase, juntamente com Kandinsky, podemos citar o nome de Franz Marc (1880-1916). As cores e as formas são a expressão maior desse período. Tachismo: manchas colocadas dentro de certo limite (o braço do artista, por exemplo).
ABSTRAÇÃO INFORMAL Como foi citado, o Abstracionismo divide-se em duas vertentes: o abstracionismo geométrico, que se fundamenta na geometria e na razão, exaltando o progresso técnicocientífico. E o informal que se coloca como expressão da subjetividade do artista e prega a liberdade total de criação.
As primeiras realizações dessa vertente do abstracionismo remontam às vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920: o construtivismo russo, a experiência da Bauhaus, o suprematismo de Kazimir Malevich e o neoplasticismo de Piet Mondrian e Theo van Doesburg.
O cubismo durou entre os anos de 1907 e 1914 e foi dividido em três fases. A primeira delas, chamada de cézzaniana ou analítica, ocorreu entre os anos de 1907 e 1909. O nome deve-se ao destaque das obras de arte de Paul Cézanne nesse período. Na sequência, entre 1909 e 1912, surgiu a fase analítica ou hermética./span>