O homem contrai a teníase ao alimentar-se da carne mal passada ou crua contendo os cisticercos vivos. As larvas são liberadas, o escólex da tênia fixa-se no intestino delgado, e o parasita desenvolve-se alimentando-se dos nutrientes, liberados no processo de digestão, por absorção pela superfície corpórea.
Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é a da carne bovina. Esses dois cestódeos causam doença intestinal (teníase) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (cisticercose).
Toque especial: pingue algumas gotas de limão sobre a carne. Isso ajudará a matar as bactérias e, inclusive, realçará o sabor da carne, deixando-a ainda mais suculenta.
COMO EVITAR A DOENÇA:
A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. ... A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
Assim, a ciência aponta que realmente existe um alto risco no consumo de carne suína para o organismo humano. O porco pode ser uma fonte de várias doenças e parasitas e, quando a carne está crua e não é tratada adequadamente, costuma conter toxinas perigosas, vermes e enfermidades latentes.
O lombo, o filé mignon e o pernil de suínos são considerados os melhores cortes de carne de porco, porque apresentam pouca gordura e calorias. O principal, e o mais falado, é de que a carne de porco é gordurosa. Mas na verdade é que alguns cortes dela são tão magros quanto um peito de frango.
Facto: A carne de porco atinge a máxima suculência e sabor quando cozida, ficando o meio levemente rosado. A carne de porco pode ficar seca quando cozida além do ponto – muito bem passada. Portanto, se quiser ter carne de porco suculenta e macia, não a deixe cozer em demasia.
O processo de lavar carne causa uma veiculação maior de bactérias na cozinha devido ao espirro de gotas de água. ... No momento do preparo, depois de cortar e antes de fazer o prato, deve-se fazer a limpeza com água quente e escaldar principalmente se for carne de frango ou porco.
Para que a carne não fique ressecada, nem sem textura, nem sem aspecto, é interessante colocar no forno uma assadeira com água. Durante o cozimento da carne, a água evapora e impede que a carne perca água. Quando assar uma carne, não retire a gordura da peça e sempre coloque a camada de gordura virada para cima.
Na carne, a mioglobina é o pigmento responsável pela sua cor, pois produz um tom vermelho brilhante quando entra em contato com o oxigênio. ... De acordo com a comunidade científica, a carne de porco é classificada como carne vermelha. Primeiro, porque tem mais mioglobina do que aves e peixes.
No conceito básico, segundo a nutricionista, a definição do tipo de carne varia, mas a carne de mamíferos adultos, como de bois, carneiros suínos e cavalos é invariavelmente considerada "vermelha", enquanto a de frangos e coelhos é invariavelmente considerada "branca".
Quais são as carnes vermelhas?
Os vegetarianos estritos são aqueles que consomem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo todo e qualquer item de origem animal. É uma dieta totalmente baseada em vegetais, o que restringe bastante o cardápio, sendo um desafio para algumas pessoas.