A pilha A teria 17 milímetros de diâmetro e 50 milímetros de comprimento. Conforme o tamanho diminuía, era repetida uma letra, por isso a pilha pequena de 14,2 mm x 50mm, foi designada AA e AAA (10,5mm x 44,5 mm).
O tamanho das pilhas é padronizado e esses tamanhos recebem letras de identificação, existem vários tamanhos de pilhas, mas as mais comuns são as pilhas AA, que também são conhecidas como pilha comum e as pilhas AAA que muitas vezes são chamadas de pilhas palito, também são produzidas as pilhas C e as pilhas D.
Uma pilha D ou R20 é um padrão de tamanho de pilha seca, com formato cilíndrico e um contato positivo em uma ponta e um contato negativo na outra, foi criada em 1898 pela National Carbon Company tendo 61,5 mm de comprimento e 33,2 mm de diâmetro.
Os tipo de pilhas e baterias primárias mais comuns no cotidiano são: secas de Leclanché (pilhas comuns ou pilhas ácidas), alcalinas e de lítio/dióxido de manganês. As pilhas, ou células eletroquímicas, e as baterias são dispositivos em que a energia química é transformada em energia elétrica de modo espontâneo.
Pilha AA