Esta Norma estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras.
A norma ABNT 8995-1 foi publicada em 2013, com o objetivo de substituir a NBR 5413 e a NBR 5382. Para fins de fiscalização, as empresas ainda podem utilizar a norma de iluminação ABNT 5413.
A NBR 5413 – Iluminância de Interiores, trata em sua totalidade sobre os valores recomendados para iluminância mínima em serviços para iluminação artificial e interiores onde se realizam diversas atividades sejam elas esporte, comercio, indústria entre outros. ...
Segundo a NBR 5413 (ABNT, 1992), o nível de iluminância para salas de aula deve estar compreendido entre 200 lux e 500 lux.
300 lux
O nível ideal de iluminância em ambientes de trabalho A NBR 5413 determina que nos escritórios e demais ambientes de trabalho os valores ideais de iluminância devem ser de 500 ou 750 ou 1000 lux. De modo geral os técnicos escolhem o valor de 750 lux.
Devemos considerar que na cozinha e banheiro por exemplo, precisa-se de uma luz muito mais clara que a do quarto, nesse caso a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente. Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Como calcular a iluminância para ambientes “Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Se a distância “d” entre a fonte de luz e o objeto a ser iluminado for no mínimo 5 vezes maior do que as dimensões físicas da fonte de luz, pode-se calcular a iluminância pelo método de iluminância pontual, aplicando-se a fórmula: Onde: I = Intensidade luminosa (cd) lançada verticalmente sobre o ponto considerado.
As pesquisas mais recentes indicam que o mínimo para o crescimento são 2.
a intensidade luminosa mínima que uma planta necessita varia de 700 a 1.
De acordo com o material da NPCC, o cultivo indoor de cannabis pode consumir entre 4.
As luzes de alcance médio, como uma luz de crescimento de LED de 600 watts ou 900 watts, devem estar entre 14 e 36 polegadas do topo de suas plantas. Luzes de alta potência, como uma luz de crescimento de LED de 1500 watts, 2000 watts ou 3000 watts, devem ser aumentadas para 24-36 acima do dossel.
As fluorescentes produzem luz branca e podem ser usadas para iluminar o grow, mas não darão os mesmos resultados em comparação às MH e HPS, por exemplo, no entanto são mais econômicas. Lâmpadas de Vapor de Alta Pressão são, provavelmente, as lâmpadas mais utilizadas para iluminação em cultivo indoor.
Opções de painel de LED à venda na Green Power
é importante verificar a quantidade de lúmens que o produto possui, pois isso indicará o quanto ele iluminará o seu ambiente. Lúmen ou Fluxo Luminoso é a quantidade de luz emitida pela luminária. Quanto maior esse número, mais luz o produto emite.
Como escolher a Luminária LED ideal
O tamanho do plafon e quantidade de lâmpadas varia conforme a dimensão do cômodo. Um modelo grande ou pequeno demais prejudicará a decoração, além de iluminar muito ou pouco. Nossa dica para escolher é fazer uma marcação no teto com um papel e observar se aquele tamanho de luminária ficar equilibrada no espaço.
Melhor Plafon para sala Se você busca um ambiente mais aconchegante e intimista, aposte nas versões que garantem luz indireta (aquelas em que a luz é direcionada para o teto). Já para ter uma luminosidade mais intensa na sala, a alternativa são os modelos que garantem luz direta (direcionada diretamente para o chão).
Veja abaixo uma lista das principais marcas que fornecem plafons de LED no Brasil:
Características
Características
Plafon LED Lúmens