A ABNT NBR 5410 estabelece “as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Tem gente que cobra R$30-50 por ponto mais R$300-500 por quadro e aterramento.
Imagem 1. Diagrama elétrico de um esquema de aterramento IT. Mas se essa configuração, alimentação e massas em relação à terra, caracteriza um sistema IT, sua finalidade vai além, sendo a limitação das correntes de falta e o não seccionamento automático da alimentação devido à primeira falta seu real objetivo.
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Conexão do condutor de proteção no condutor neutro. Com esquema de aterramento TN-C-S o condutor de proteção e combinado com o neutro (PEN), então não vai ser preciso passar o condutor de proteção até o quadro de distribuição. O condutor PEN deve ser derivado para o barramento de aterramento no QDC.
Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.
Esquema TN-C: As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em toda a instalação, dessa forma este esquema mesmo sendo normalizado não é indicado em certas instalações, uma vez que o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor.
Para o aterramento TN-S, condutores de proteção e neutro são separados. Em circuitos elétricos de cobre com seções menores que 10mm² e também nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², tem a obrigatoriedade de usar condutores separados PE e N.
Aterrar um aparelho ou equipamento significa que um dos fios do seu cabo de ligação – o fio terra – está conectado com a terra. ... E para evitar que os equipamentos estraguem e as pessoas levem choque, o fio terra elimina esse excesso de energia, através do aterramento.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
O conductor PEN tem a função de terra de protecção e neutro simultaneamente. No sistema TN-C, o N e o PE formam um unico conductor PEN com a função de neutro (N) e protecção (PE).
O “Vivo” é o condutor que carrega a corrente elétrica até o equipamento, ou seja, é o condutor “carregado”. O Neutro é o condutor que proporciona o “retorno” da corrente elétrica, sendo que este, como o condutor vivo, é fornecido pela concessionária de energia.
Para o neutro, deve ser usado condutor com isolação na cor azul claro (NBR 5410:2004 item 6.
O padrão de cores de fios e cabos elétricos – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.
Poste padrão é necessário para a ligação da energia elétrica
Se o circuito for trifásico dividir por raiz quadrada de três. De posse dessa corrente basta verificar em uma tabela de fabricantes a bitola correspondente. Quanto à distância para cada 50 metros acrescentados aumentar o cabo para 1 bitola acima.
Fique atento também com a metragem necessária que o projeto exige, para não errar no tamanho da extensão do fio ou cabo. Vale lembrar aqui que em relação à bitola desses materiais, o ideal é que para circuitos de iluminação, a seção mínima seja de 1,5mm². Para tomadas de uso geral, mínima de 2,5mm².
Fio 2,5mm Fio Para Instalar Portão Automático Eletrônico.