O princípio de Pascal é uma lei da Mecânica dos Fluidos que afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes, inclusive para as paredes do recipiente em que está contido.
O princípio de Pascal é uma lei física que afirma que a pressão aplicada em um fluido é distribuída igualmente em todas as suas partes, sem perdas ou ganhos. Esse princípio está muito presente em nosso cotidiano: desde o macaco hidráulico usado para erguer um carro até em uma seringa.
“A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”
Uma das aplicações do princípio está nos sistemas hidráulicos de máquinas e pode ser observado também na mecânica dos sistemas de freios dos automóveis, onde um cilindro hidráulico utiliza um óleo para multiplicar forças e atuar sobre as rodas, freando o automóvel.
O funcionamento do sistema de freio hidráulico é regido pelo Princípio de Pascal. Segundo ele, ao aplicar uma força em um ponto de um líquido, ela é transferida em igual intensidade para todos os lados.
Quando é exercida uma pressão num ponto de um líquido, essa se transmite a todos os pontos do líquido. ... È o que ocorre, por exemplo, quando um carro é elevado num macaco hidráulico, Ou quando um motorista aciona o freio de seu automóvel.
A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.
A pressão (p) em um circuito hidráulico é criada pela carga e não pela bomba. A bomba faz com que o fluido hidráulico flua a uma taxa (Q) no circuito. Portanto, aumentar a carga ou a vazão resultará em aumento de energia no sistema.
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico.
Quando estão elevadas, ambas oferecem riscos. É o que assegura o médico Luiz Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Veja bem: a hipertensão é caracterizada por níveis superiores a 140 por 90 mmHG. O ideal, portanto, é que os dois valores não cheguem a essa marca ou a superem.
A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.
Capítulo 1
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
Mantenha o braço relaxado, apoiado em uma superfície e elevado na altura do coração, e vire a palma da mão para cima; Quando a braçadeira começar a inflar, mantenha-se relaxado, não fale nem movimente o braço. A maioria dos aparelhos é bastante simples de usar, basta apertar um botão que ele começará a medição.
Porém, a forma mais eficaz de diferenciar é mesmo medir a pressão arterial em casa, utilizando um aparelho eletrônico, ou na farmácia. Assim de acordo com o valor da medição, é possível saber de qual tipo de pressão se trata: Pressão alta: superior a 140 x 90 mmHg; Pressão baixa: inferior a 90 x 60 mmHg.
Para obter uma leitura precisa ao medir sua pressão arterial com um monitor de pulso, seu braço e pulso devem estar no nível do coração. Mesmo assim, as medições da pressão arterial realizadas no pulso são geralmente mais altas e menos precisas do que as realizadas na parte superior do braço.
Para utilizar o recurso, é necessário estar sentado, cobrir o sensor de impressões digitais com o dedo indicador e erguer o braço junto com o smartphone até a altura do coração. Desta forma, em apenas alguns segundos, a sua pressão arterial é descoberta.
No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.
Pode medir a pulsação facilmente em casa. Tudo o que precisa é de um relógio com um ponteiro de segundos ou de um cronómetro digital.
Atualmente, a maioria dos aparelhos para medir pressão arterial funciona pelo método oscilométrico. Nele, o manguito atrelado ao aparelho de aferição atua por insuflação e desinsuflação, dando a sensação de pressão e restrição no braço do usuário.
Como medir a pulsação
1. Com o aparelho digital. Para medir a pressão arterial com o aparelho digital, deve-se colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço, como mostra a imagem.
Por isso, há uma faixa de variação que serve como parâmetro para medir os batimentos cardíacos normais de acordo com a idade:
A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações do coração por minuto (bpm). Ela pode variar de acordo com as necessidades físicas do organismo, incluindo a necessidade de absorção de oxigênio e excreção e de gás carbônico.
Frequência Respiratória 1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.
Frequência respiratória é o número de inspirações que você dá por minuto. A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema.
Como medir a frequência respiratória em cães? Para medir a frequência respiratória do seu cão, use um cronômetro ou relógio que mostre uma contagem em segundos. Conte o número de vezes que o peito do seu cão sobe em 15 segundos e multiplique por quatro.