Enquanto que na Engenharia Civil você vai trabalhar diretamente nos canteiros de obras de diversos empreendimentos, na mecânica, a atuação se volta mais para a indústria — para os maquinários, linhas de produção, ferramentas, tecnologias e outros processos.
Para quem gosta de pensar na abrangência dos processos, o curso de Engenharia de Produção é o mais recomendado. Mas se a preferência é pelos pontos específicos das máquinas, o ideal é fazer o curso de Engenharia Mecânica.
A diferença é que em cada curso, essas matérias dão ênfase às áreas técnicas da formação escolhida pelo estudante. Enquanto na Engenharia Elétrica os conhecimentos se voltam para eletrotécnica e eletrônica, na mecânica os conceitos incluem cinemática, termodinâmica, ciência dos materiais e eletricidade.
Orientador profissional esclarece Os processos seletivos aos cursos de Engenharia não requisitam o desenho em prova de habilidades específicas. O Engenheiro, em geral, se vale da geometria e do desenho geométrico para fazer os seus projetos.
O que faz um engenheiro civil? O profissional que se forma nessa área é quem deve cuidar de etapas construtivas e de reforma. É ele quem projeta, acompanha e orienta as fases da obra. Ele é responsável, por exemplo, pelos cálculos estruturais, bem como por definir como deve ser feita uma fundação.