Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra. ... A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final.
Arte contemporânea é formada através de diferentes estilos, técnicas e movimentos. ... O que importa é o pensamento artístico, o conceito, aquilo que é formulado intelectualmente antes de sua materialização.
A principal discussão proposta era as linguagens artísticas. A liberdade de expressão é um fato marcante, os artistas da época da arte contemporânea começaram a se questionar até mesmo sobre as próprias linguagens artísticas.
A arte contemporânea é trabalhada em sala de aula não somente como um conceito, mas como uma maneira dos sujeitos apresentarem seus pensamentos e ideias sobre o mundo. O ensino das artes envolve uma maneira de de compreensão da vida, por meio dela, pode-se ter uma visão mais crítica sobre as coisas e expressá-las.
pintura
Para se criar a noção de tridimensionalidade em obras de arte bidimensionais como o desenho e a pintura, foram desenvolvidas algumas técnicas de representação da tridimensionalidade. A perspectiva (profundidade e distanciamento) e o claro e escuro (volume), se desenvolveram justamente com essa finalidade.
A ARTE TRIDIMENSIONAL É CARACTERIZADA PELA CRIAÇÃO DE OBRAS COM TRÊS DIMENSÕES: ALTURA, LARGURA E COMPRIMENTO. COMO A ARTE BIDIMENSIONAL, A CRIAÇÃO TRIDIMENSIONAL É TÃO ANTIGA QUANTO O PRÓPRIO HOMEM. ... AO FALARMOS EM TRÊS DIMENSÕES, EM ARTE TRIDIMENSIONAL, PODEMOS DIZER QUE O PRÓPRIO ESPAÇO PODE SER TRABALHADO.
Você sabe o que é a Arte Tridimensional? Ela se refere a obras que possuem três dimensões (altura, largura e comprimento). A Escultura é um exemplo disso, envolvendo produções com volume e relevo.
É a porção de espaço ocupada por um elemento. Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.
Aquilo que possui duas dimensões: a relação entre o bidimensional e o tridimensional. Etimologia (origem da palavra bidimensional).