Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. A ocorrência desse fenômeno será indicada através do uso do acento grave ou acento indicador de crase.
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Não ocorre crase:
Quando o verbo pedir uma preposição “de”, deveremos empregar “de onde ou donde”. Já o termo “onde” é empregado para substituir lugares físicos ou fazer referência à ideia de lugar concreto. Note que o verbo sempre dá ideia de lugar fixo (algo parado):...
“Do qual” é o resultado da junção da preposição “de” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Ele é utilizado quando o verbo da oração é transitivo indireto e pede por essa preposição. Exemplo: Este é o filme do qual eu falei.
As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.
Veja alguns exemplos: