É impossível medir, no mesmo instante, com precisão ilimitada, a posição e a quantidade de movimento de uma partícula e, consequentemente, sua velocidade. ... Porém, no mundo microscópico, as partículas podem se comportar como ondas e aprendemos, em ondulatória, que uma onda não apresenta uma posição muito bem definida.
A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.
Em outras palavras, a luz passou a ser considerada um "caso particular" de onda eletromagnética, as únicas ondas capazes de sensibilizar as células da retina dos nossos olhos.
Resposta: A natureza da luz é que ela é uma onda-particula,por que a transmissão de radiação no vácuo mostra que a absorção de energia é feita de um quantum por vez.
Atualmente, após as contribuições dadas pelos físicos Max Planck e Albert Einstein, entende-se que a natureza da luz é dual, isto é: ora ela comporta-se como uma onda, ora como partícula.
Resposta: A luz tem um comportamento dual, ou seja, tem características de partículas e características de onda, a depender do tipo de experimento realizado. E por conta disso não foi possível definir qual sua característica.
Leucipo, um adepto do atomismo e um dos mais conhecidos representantes dessa escola de pensamento, tinha sua explicação para a luz vinculada com sua concepção de funcionamento do universo: o mundo era composto por átomos (que são partículas minúsculas eternas e indivisíveis), que moviam-se no espaço vazio seguindo ...
Outro fato que parecia por um fim a discussão da natureza da luz foi a verificação experimental, realizada por Leon Foucault (1819-1868), mostrando que a velocidade da luz era menor na água que no ar, como previa Huygens.
Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc. Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio.
Meios opacos Da esquerda para direita, observa-se um meio transparente, um meio translúcido e um meio opaco. Os meios opacos não permitem a transmissão da luz em seu interior.
Meios: Transparentes, Translúcidos e Opacos.
- o ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão. Vamos estudar dois tipos de reflexão: especular e difusa. ... Em uma superfície plana e lisa, como a de um espelho plano, todos os raios que incidirem com a mesma direção serão refletidos com o mesmo ângulo.