Os musgos são plantas pequenas e sem sementes que normalmente se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. Existem mais de 10 mil espécies, ou tipos, de musgo no mundo inteiro. Eles pertencem ao grupo de plantas chamadas briófitas.
Assim, os liquens podem crescer em lugares e condições em que nenhum outro vegetal se desenvolve: na crosta das árvores, no solo, nas areias do deserto, nas rochas duras e lisas das montanhas de até seis mil metros de altitude, nos bordos das crateras vulcânicas e nos gelos polares.
Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Em algumas tundras existem árvores dispersas. O ecótono entre a tundra e a floresta é denominado linha de árvores.
Significado de Musgo substantivo masculino [Botânica] Nome dado a várias plantas briófitas, que formam uma espécie de relva ou limo sobre a terra, no tronco das árvores, nos muros velhos etc., e de que há mais de três mil espécies conhecidas.
PLANTA MUSGO VERDE BOLA P11.
tundra
Ao longo da superfície terrestre há uma grande variedade de paisagens, uma delas é a tundra, que é um tipo de cobertura vegetal composta por musgos e liquens, que aparece em um restrito período do ano, na curta estação do verão.
A Tundra é marcada pela ausência de árvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar. ... Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos.
Formada por musgos, líquens e umas poucas plantas rasteiras, essa formação vegetal é típica das regiões polares. A Tundra é um tipo de bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, nas regiões próximas ao Ártico, mais precisamente no norte da América, da Europa e em outras localidades, como o Alasca e a Sibéria.
Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.
Resposta. São os campos de altitude, aqui no Brasil, e a taiga e tundra, no hemisfério Norte.
Vegetação – Em virtude da baixíssima umidade, os climas desérticos têm vegetação escassa e adaptada à hostilidade climática. As raras árvores e arbustos encontrados nesse tipo de clima, em geral, possuem o tronco recoberto por espinhos para reter água em meio ao clima árido.
Resposta. Resposta: As pastagens naturais são caracterizadas por apresentar espécies vegetais herbáceas, sendo popularmente conhecidas como campos. Os principais gêneros de plantas nessas pastagens naturais são Poaceae e Fabaceae, conhecidos, de forma geral, como plantas gramíneas e leguminosas, respectivamente.
Resposta: O bioma pampa está localizado em parte do Rio Grande do Sul,apresenta pastagens naturais e tem a pecuária extensiva de corte como uma das principais actividades económicas,embora que,nos últimos anos,agricultura tenha ganhado bastante espaço.
Resposta. Resposta: Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude ou Rupestres e Mata Seca.
Tem mais depois da publicidade ;) Campos: esse tipo de vegetação ocupa áreas descontínuas no país, sendo mais comum na Região Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
O Brasil perdeu 87,2 milhões de hectares de áreas de vegetação nativa de 1985 a 2019, o equivalente a 10% do território nacional. ... Já o Cerrado perdeu 28,5 milhões de hectares. Proporcionalmente, porém, o Cerrado foi o bioma que mais viu a sua área desaparecer, superando 21% do total da savana.
Resposta. Resposta: Diante da heterogeneidade do Pantanal quanto à cobertura vegetal, podemos destacar a presença de campos que periodicamente permanecem inundados no período chuvoso, além de floresta tropical e equatorial. Esse domínio ocorre nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O território brasileiro abriga uma variedade de coberturas vegetais proveniente de muitos fatores, entre os principais estão: a localização geográfica onde há uma elevada temperatura, além de possuir uma extensa área de aspecto continental, que também proporciona uma diversidade de fusos, climas, vegetações entre ...
A Xerófila é um tipo de vegetação onde elas apresentação poucas ou nenhuma folha, como os cactos por exemplo. O clima do nordeste, principalmente na caatinga é caraterizada por poucas chuvas e muito sol durante o ano.
Resposta. Resposta: A mata atlântica e o Cerrado.
Brasil perdeu 89 milhões de hectares de vegetação natural nos últimos 34 anos. Entre os anos de 1985 e 2018, o Brasil perdeu 89 milhões de hectares de vegetação natural, uma área equivalente a quase o Estado de Mato Grosso, o terceiro maior do país em extensão.
A vegetação rasteira, composta por arbustos e espécies herbáceas, encontrada predominantemente no Cerrado, na Caatinga e nos Pampas do país, foram as maiores vítimas da devastação ambiental no período entre 2000 e 2012 no Brasil, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Caatinga
Resposta. Resposta:Degradação provocada pelo corte ilegal de árvores, destinadas ao comércio ilegal de madeira, queimadas ilegais para abertura de pastagens para o gado ou áreas agrícolas (principalmente para a cultura de soja), assentamentos humanos em função do crescimento populacional na região.
De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado).
A formação vegetal encontrada nas porções da América Latina que abrigam o clima equatorial trata-se da Floresta Amazônica ou Floresta Equatorial. ... Vivem da caça, coleta e pesca, e do cultivo de plantas que são utilizadas tanto para a alimentação quanto para medicamentos.