2 de abril de 2005
João Paulo II, papa que governou a Igreja Católica entre 1978 e 2005, falava cerca de 13 línguas, mas chegou a fazer pronunciamentos em mais de 50 idiomas.
Por exemplo, o atual pontífice, Francisco, fala fluentemente espanhol, italiano e latim (embora possa ler em inglês e português, segundo o Vaticano). E outros papas como João Paulo 1º e Paulo 6º só falavam sua língua materna, o italiano, e dominavam o latim, o idioma oficial do Vaticano.
Além de Fazah, outros nomes são citados quando o assunto é descobrir e estudar os maiores poliglotas de todos os tempos. O cardeal italiano Giuseppe Caspar Mezzofanti, que viveu entre os anos de 1774 e 1849, foi conhecido por suas habilidades linguísticas, já tendo afirmado dominar 38 idiomas e 40 dialetos.
É o hiperpoliglota Gregg M. Cox, que lê e escreve em 64 línguas e 11 dialetos. Desses idiomas, esse ex-militar americano fala fluentemente “apenas” 14.
Segundo o Guinness, é o militar aposentado norte-americano Gregg M. Cox, capaz de ler e escrever em 64 línguas (14 delas com fluência) e 11 dialetos. Mas há também casos extraordinários que não foram registrados no livro dos recordes. O gaúcho Carlos Amaral Freire, de 82 anos, já estudou 135 idiomas.
Poliglota, ou Polyglot e poligot, como se diz em outros idiomas, é alguém que fala muitos idiomas. A palavra poliglota vem do termo grego poluglōttos (polu= muitos, glōttos= língua/linguagem). Tecnicamente, qualquer pessoa que fale mais de um idioma é um poliglota.
O que é poliglota? Por definição, a palavra poliglota é nome que se dá para pessoas que falam vários idiomas. O significado do termo tem origem na junção de duas palavras gregas: polý, que significa “numeroso”, e glossai (ou glottai), que quer dizer “línguas”.
adjetivo Escrito em três línguas: inscrição trilíngue. Diz-se da pessoa que fala três línguas; triglota.
Uma pesquisa feita com 172 hiper poliglotas constatou que o cérebro consegue manter, em média, entre 5 a 9 línguas ativas na área da memória. As outras informações ficam guardadas em outras áreas, como se fossem arquivos de computador.
É largamente aceito que são poliglotas as pessoas que são fluentes em 4 ou mais idiomas, incluindo a língua materna. Quem sabe 2 idiomas ganha o título de bilingue e quem sabe 3 idiomas é trilingue. Existem muitas discussões no nível de habilidade que a pessoa precisa ter no idioma para ser considerada fluente.
Então, quais são as principais dicas sobre como se tornar um poliglota?
Nele, nosso amigo italiano (que fala seis línguas) explica por que é realmente possível aprender dois idiomas ao mesmo tempo....Escolha dois idiomas que não sejam muito parecidos entre si.
O cérebro precisa entender que a nova língua faz parte da vida cotidiana, portanto, o ideal é impulsionar o aprendizado por meio de filmes, séries, games, bate papo com colegas via redes sociais e aplicativos onde seja necessário interagir por meio da escrita e da fala.
São necessárias cerca de 700 horas de prática para alcançar a fluência intermediária nestes idiomas. A dificuldade começa a aumentar à medida que avançamos na lista. São necessárias 900 horas para atingir o mesmo nível de fluência nas línguas do grupo 2, como alemão, malaio, swahili e indonésio.
Como estudar sem se cansar, passo a passo