Liberdade positiva é definida como ter o poder e os recursos para cumprir suas próprias potencialidades e para controlar e determinar suas próprias ações e destino. ... O conceito de liberdade positiva também pode incluir a liberdade de constrangimentos internos.
A liberdade se entende no sentido subjetivo como poder da consciência e da vontade sobre o organismo que integra a sociedade ou objetivo como conjunto de condições imediatas e necessárias à manifestação completa da personalidade humana.
A concepção da vontade livre que Hegel desenvolve marca as diversas denotações que o conceito de liberdade adquire na sua filosofia, todas elas remetendo ao sentido primário e seminal da liberdade: a atividade do espírito em pôr-se a si mesmo tendo a si como objeto e, desse modo, existir para si sem depender de nenhum ...
Para Hegel a constituição do Estado moderno é a realização da liberdade humana na concepção histórico-política. ... Assim, o Estado é a condição para liberdade em sua realidade concreta, sendo o Estado um todo ético organizado e a unidade da vontade universal, a razão efetivada.
Assim, para Hegel, a ideia de direito, é a ideia de liberdade, e sua verdadeira compreensão só é possível no processo de cognição de dois aspectos dialeticamente interconectados da ideia: o conceito de direito e seu ser-aí, ou seja, o desenvolvimento do conceito na existência.
Então, subjetividade não é nada mais do que a finitude do pensamento no sentido da sua referência a algo essencialmente outro. Aqui fica claro por que Hegel caracteriza as teorias que pressupõem a subjetividade do pensamento como produto da “reflexão”.
O pensamento filosófico de Hegel é um sistema complexo de unidades no qual a mesma estrutura processa-se em áreas diferentes do conhecimento. Hegel, como um grande filósofo sistemático, aplica as mesmas categorias aos mais variados problemas.
Para Hegel, não existe algo que seja impossível de ser pensado. Assim, ele afirma que “o real é racional e o racional é real”. Não é possível separar o mundo do sujeito, o objeto e o conhecimento, o universal e o particular. Em outras traduções do alemão, é dito que “o real é efetivo”.
1º Critica a separação e oposição entre sociedade civil e Estado; 2º Critica a especulação idealista, que inverte sujeito e predicado; 3º Critica a alienação política, que impede o povo de controlar o Estado. O trabalho de Marx inicia-se problematizando a compreensão de Hegel acerca da formação do Estado.
Foi um hegeliano de esquerda, Ferdinand Lassalle, quem mais claramente expressou a tese fundamental do hegelianismo: "O Estado é Deus." O próprio Hegel havia sido um pouco mais cauteloso. ... Filósofos hegelianos de direita incluem: Johann Philipp Gabler. Hermann Friedrich Wilhelm Hinrichs.
Os jovens hegelianos, depois conhecidos como os hegelianos de esquerda, foram um grupo de estudantes e jovens professores na Universidade Humboldt de Berlim após a morte de Georg Hegel ocorrida em 1831.
Hegel aponta que toda ideia – tesis – pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese. Essa disputa entre a tesis e antítese seriam a dialética. Assim, o processo é regido por uma lógica dialética.
A dialética hegeliana é composta de três elementos - tese, antítese e síntese.