Eles costumam chiar quando ouvem certos sons que se conectam aos alimentos, como passos, o som da geladeira abrindo ou de uma sacola. Quando um dos porquinhos começar a chiar, os outros vão começar a correr na gaiola. Curiosamente, este som se dirige apenas ao humano.
= O guinchar agudo de um porquinho sinaliza medo, desespero, dor. Na natureza, podem estar indicando a outros porquinhos que um predador se aproxima. Purrr = Esse som similar a um ronronar de gatos indica prazer e segurança. ... Drrr = Sinal de alerta a sons desconhecidos, altos ou desagradáveis.
Se ouvir o seu porquinho-da-índia gritar com frequência, não se preocupe, por certo são estes pequenos animais a fazer os sons ou ruídos peculiares, comuns quando se sentem felizes, com raiva, assustados ou simplesmente se estiverem com fome.
Chame-o pelo nome com uma guloseima nas mãos. O animal deve estar motivado para ir até onde o dono está. Se ele fizer isso, dê o petisco como recompensa. Treine isso ao menos uma vez por dia e, após algum tempo, ele deverá atendê-lo quando chamado pelo nome, seja dentro ou fora da gaiola.
Mime ele e fale com ele toda vez que você passar pela casinha dele e pegue-o, se você puder, mas não faça isso se for a pedido de estranhos, porque porquinhos-da-índia são animais muito delicados e sensíveis e podem ficar com muito medo de estranhos.
O porquinho-da-índia que se exprime por murmúrios está feliz e satisfeito, como por exemplo, quando o dono o acaricia. O chilrear, que se verifica normalmente à noite, significa que o animal está nervoso ou com medo de alguma coisa.
O seu porquinho-da-índia parece entediado, infeliz ou deprimido? Esses animais conseguem demonstrar sintomas bem parecidos com a depressão, que incluem inatividade e perda de apetite, quando não recebem os devidos cuidados e estímulos. Você tem que prestar bastante atenção ao seu pet!
Ofereça bastante entretenimento ao porquinho-da-índia.
Seu porquinho da índia pode estar apenas de cocando ocasionalmente, igual nós humanos fazemos as vezes. Mas se essa coceira é intensa, é preciso observar se não é alguns dos casos abaixo, mas quem faz este diagnóstico é o seu veterinário de confiança.
Os Porquinhos-da-índia mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores. Tamanho: Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de 1kg. Longevidade: 5 a 6 anos em média, podendo chegar aos 8.
O que eu faço? Se o seu porquinho da índia apresenta qualquer um dos sintomas de doença que referimos anteriormente, você deve consultar um médico veterinário assim que possível. O melhor é escolher um veterinário especialista em animais exóticos, já que nem todos os veterinários têm conhecimentos sobre esta espécie.
Alimentação à Mão, ou Alimentação Forçada, pode salvar a vida do seu porquinho da índia. Papinhas são essenciais caso seu porquinho da índia esteja doente ou tenha passado por cirurgia. Mesmo em caso de filhotes órfãos, utilize as papinhas conforme explicado abaixo, e não use leite.
“Este surto é um lembrete de que os roedores domésticos, como os porquinhos-da-Índia, independentemente de terem sido comprados ou adotados, podem estar contaminados com a bactéria Salmonella, mesmo que estejam aparentemente saudáveis e limpos”, alertaram os CDC no site.
Caso o seu porquinho-da-índia esteja com pododermatite ulcerativa, leve-o ao veterinário....É melhor colocar a gaiola em uma área externa para conseguir limpar o piso direito.
Esses bichinhos transmitem doenças? São raros os casos em que um desses animais domésticos transmite doenças para o ser humano. Mas, claro, em tese o risco existe. O veterinário Roberto Fecchio, de São Paulo, elenca algumas: leptospirose, raiva, hantavirose, salmonelose.
Nestes casos, como saber se nosso porquinho está doente? Vamos observar sintomas característicos, como espirros ou corrimento nasal e ocular. É importante ir ao veterinário, uma vez que estas infecções respiratórias, se não forem tratadas, podem levar à pneumonia.
Porquinho da índia não come devido a problemas respiratórios Ele pode estar passando por um processo respiratório, como a pneumonia. Às vezes, se olharmos bem, podemos ver um corrimento aquoso em suas narinas e nos olhos. Essa também é uma emergência veterinária.
Se ele ficar sem tomar vitamina C, pode causar diversos problemas de saúde e pode levar a morte. Por isso, você precisa suprir a necessidade diária de vitamina C do porquinho que é de 10 a 30 mg/kg.
Pingue 2 gotas (20 mg) em uma colher, ou aspire diretamente do frasco com uma seringa de 1ml (sem agulha), e dê diretamente na boca do porquinho. Inicialmente ele pode estranhar e resistir, mas muitos porquinhos apreciam e aprendem a tomar a vitamina C diariamente sem problemas.
Orchard Grass
Sim, os porquinhos podem comer flocos de arroz, mas apenas em pequenas quantidades. Flocos de arroz contém uma quantidade razoável de vitamina C, que é muito necessária para os nossos porquinhos da Índia.
Cubra os outros cantos. Os porquinhos-da-índia gostam de fazer suas necessidades em cantinhos escuros dentro e fora da jaula. Para incentivar o seu a usar o cantinho com a caixinha, cubra todos os outros cantos para que o bicho não fique tentado a fazer nada fora do banheiro.