EQST

O Que Multidisciplinaridade Na Escola?

O que é multidisciplinaridade na escola?

Conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.

O que é multidisciplinaridade pluridisciplinaridade interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade – formas de articulação das disciplinas. Estratégias para reunir as possibilidades de produção de conhecimentos que trazem cada área.

O que é multidisciplinaridade na educação?

A educação multidisciplinar é aquela que estuda um objeto ou determinado assunto pela visão de diversas disciplinas. Sendo assim, é um sistema de ensino que engloba diferentes conteúdos para que os estudantes compreendam mais sobre um tema específico, gerando uma visão geral sobre ele.

Como trabalhar a transdisciplinaridade na escola?

Para conseguir trabalhar de forma transdisciplinar, é importante envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Isso quer dizer que os professores devem encontrar o corpo, um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo.

Qual o objetivo do trabalho transdisciplinar?

A transdisciplinaridade é um enfoque pluralista do conhecimento que tem como objetivo, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber.

Como um docente atua na perspectiva transdisciplinar?

O docente, face a essa postura, deve saber lidar com o inesperado, sendo sensível às transformações na forma de construir o conhecimento. ... Na postura transdisciplinar, a realidade é imensurável, considera, entre outras, as esferas espiritual, psicológica, cultural, emocional no fenômeno do conhecimento.

O que é um currículo transdisciplinar?

A construção de um currículo transdisciplinar é uma tarefa pedagógica fundamental que proporcionará o reconhecimento, a integração e a harmonização das funções psíquicas, para que o desenvolvimento do pensamento, do sentimento, da sensação e da intuição possam contribuir para a formação integral do educando.