Como saber o seu IP no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE em qualquer distro Linux ?
A primeira coisa que fiz foi procurar nos repositórios oficiais do CentOS 7 o comando ifconfig, para ver o que ele me retornava. Fazendo uma simples pesquisa com o comando yum search ifconfig obtive a informação do pacote net-tools. Realizando a instalação do mesmo.
Experimente o comando “hostname”. Em algumas distribuições do Linux, como a Ubuntu, existe a opção de usar mais um comando para obter o endereço de IP local do computador. Basta digitar hostname -I (observe que a última letra é um “i” maiúsculo). Em seguida, aperte ↵ Enter e aguarde a execução.
Se você se sente mais à vontade com o ambiente gráfico (GUI) do Ubuntu, siga estes passos:
Então ficaria "ipconfig /all". Já no Linux, ele já tem o intuito de lhe mostrar a configuração de sua interface de rede. Portanto, o comando é "ifconfig". Este comando lhe mostrará todas as suas interfaces de rede com o IP e MAC.
endereço usando um comando simples da linha de comando? ifconfig no terminal e, em seguida, pressione Enter. Esse comando lista todas as interfaces de rede no sistema, portanto, anote o nome da interface para a qual você deseja alterar o endereço IP. Você poderia, é claro , substitua em qualquer valor que você quiser.
No linux isto é realizado com o comando dhclient , e privilegios de root .
ifconfig
ifconfig
A diferença entre o at e o cron é que o at permite executar os comandos apenas uma vez, enquanto o cron permite executa-los repetidamente, todo dia, toda semana, ou em qualquer periodicidade desejada.
O Crontab nos permite agendar as tarefas para que elas sejam executadas automaticamente. O usuário pode, por exemplo, configurar o sistema para que um lembrete seja impresso na tela com a frequência de dias e horários que ele quiser. O mesmo pode ser feito para agendar scripts e comandos do Linux.
A entrada que envolve a resolução de nomes de host é hosts . Por padrão, contém files dns , o que significa que o sistema consulta o arquivo /etc/hosts primeiro, então os servidores DNS.
O ping é um aplicativo que utiliza o protocolo ICMP e permite ao usuário verificar a conectividade entre dois hosts.
A configuração do cron geralmente é chamada de crontab. Para configurar um crontab por usuário, utiliza-se o comando “crontab“, junto com um parâmetro, dependendo do que você quiser fazer.
Você pode usar o texto "30", no campo minutos (significa "de 30 em 30 minutos") ou o texto "*/30", significando "Todos os minutos, a cada 30 Minutos"). A cada 30 Minutos, o terminal mostrará uma mensagem dizendo que o Cron está funcionando e a cada 45 Minutos, tocará um som.
Primeiramente, abra o emulador de terminal do Ubuntu Linux. Para isso, você pode clicar no ícone do Dash, digitar terminal e, em seguida, pressionar a tecla Enter. Depois disso, execute o comando crontab -e. Porém, note que isso permitirá ao seu usário agendar tarefas das quais ele tem permissão para realizar.