Espécies endêmicas- Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. ... Espécies cosmopolitas- Em biogeografia, diz-se que um grupo de seres vivos possui uma distribuição cosmopolita se ele pode ser encontrado praticamente em qualquer lugar do mundo.
Habitat diz respeito ao local em que uma determinada espécie vive. Cada espécie está adaptada para viver em determinado lugar, sendo esse o ambiente ideal para que ocorra a sua reprodução, alimentação e sobrevivência. ... Existem muitos casos de espécies que acabam levando outras à extinção por causa da competição.
Nicho ecológico é o conjunto de condições em que um individuo (ou população) vive e sobrevive. Exemplos: As préas e os coelhos vivem em um campo e se alimentam de capim (e plantas), ocupam o mesmo nicho ecologico. As lombrigas e os ancilóstomas, por viverem no intestino do homem, ocupam o mesmo nicho ecológico.
Sabendo disso, o tamanduá-bandeira está incluso nessa cadeia pois ele mantém o equilíbrio natural sendo um predador das formigas e cupins, como indicado no texto em: "Alimenta-se, principalmente, de cupins... e os engole (ele não tem dentes)".
O que é Nicho: ... Nicho ecológico é a parte de um habitat, com condições específicas, é o modo como cada espécie, de animais ou de plantas vivem e sobrevivem. Nicho, em ecologia, é o conjunto de atividades que uma determinada espécie desempenha, como suas refeições, como ela obtém abrigo, se reproduz, etc.
O nicho ecológico, teoricamente, pode ser dividido em dois tipos:
Habitat = Local onde determina espécie vive. Exemplo: O habitat do leão é a savana. Nicho ecológico = Papel de determinada espécie no ecossistema. Exemplo: O leão alimenta-se de herbívoros.
Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.
Resposta: Vamos pegar o sapo como exemplo, o sapo mora no lago, então o seu habitat é o lago. E o nicho ecológico vai ser o seu "modo de vida". Tipo, o nicho ecológico do sapo vai incluir o que ele se alimenta, quais animais se alimentam dele e a relação com os outros animais que vivem junto ou próximos dele.
Resposta: Os girinos vivem na água, portanto precisam de estruturas que facilitem sua locomoção nesse ambiente, o que ocorre através do batimento de sua cauda, que o impulsiona para frente. Já o sapo vive preferencialmente em ambientes terrestres.
Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.
No Brasil, grande parte das espécies é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia. A vida dos sapos é intimamente relacionada com a água. A água é fundamental para sua reprodução e a umidade garante a respiração cutânea. O Bufo marinus (sapo-cururu) é a espécie mais comum no Brasil.
Quando uma rã macho sente que outro macho pode estar transgredindo seu território, ela começa a se mover de maneira agressiva, contraindo e estendendo seus pequenos membros a cerca de 12 vezes por segundo, o que envia vibrações pela planta até a outra rã. ...
insetos
Outros predadores de sapos adultos incluem ouriços, ratos e visons, e mesmo gatos domésticos. Aves que se alimentam de sapos incluem garças, gralhas e aves de rapina. Gralhas já foram observadas a perfurar a pele com o seu bico e depois retirar o fígado do animal, evitando assim ingerir a toxina.
Já as desovas dos sapos (que são em forma de cordão de gel) e das pererecas (película de gel sobre a superfície da água), são devoradas pelo Camarão-de-água-doce.
Na cadeia alimentar o sapo é o predador e controlador da população de insetos. Na direção inversa, os anfíbios também servem de presas para inúmeras espécies de peixes anfíbios, aves e mamíferos.
Gato envenenado - remédio caseiro