Nesse tipo de tratamento, o paciente psiquiátrico é internado no hospital, onde recebe atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana em que ele poderá ter acesso a uma grade terapêutica e receber cuidados como: alimentação, medicação, terapia ocupacional, terapias com psiquiatras e psicólogos, inclusive, em ...
Na idade média as cidades escorraçavam os loucos (os de origem estrangeira), deixando-os correrem pelos campos distantes, quando não eram confiados a grupos de mercadores e peregrinos. Havia barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra, e como errantes eles vagavam de cidade em cidade.
Os doente mentais eram chamados de lunáticos (do latim luna=lua), pois acreditava-se que a mente das pessoas era influenciada pelas fase da lua. Eram também considerados pecadores. 11. Idade Média (cont.)
Hospitais psiquiátricos (também denominados hospícios, manicômios ou manicómios) são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de "transtornos mentais" (termo médico-especializado).
No Brasil o processo de institucionalização do paradigma manicomial começou no princípio da segunda metade do século XIX, quando foi construído o Asilo Pedro II. Essa instituição e as demais que foram constituídas visavam preservar a ordem social e evitar que a loucura fosse disseminada para a sociedade4, 5.