O primeiro passo é pegar o seu resumo (em português) e cola-lo no Google Tradutor, o traduzindo para uma língua estrangeira principal (iremos utilizar o inglês como exemplo).
Para isso, escreva seu resumo em inglês apenas após seu artigo (TCC, Monografia etc) estiver pronto, pois o resumo é a visão geral daquilo que foi discutido ao longo do texto. Revise e siga as regras específicas para seu trabalho, não extrapolando o número de palavras e obedecendo as regras de formatação.
O resumo, ou abstract, é um pequeno texto que fornece informações concisas e relevantes sobre o assunto de um trabalho acadêmico e, por isso, é importante saber como fazê-lo. Alguns produções acadêmicas exigem a apresentação de um resumo, ou abstract (em inglês), antes do texto que será tratado de forma mais detalhada.
Um abstract é um breve resumo de um artigo de pesquisa, tese, revisão, conferência, proceeding ou qualquer análise aprofundada sobre um determinado assunto ou disciplina, e é frequentemente usado para ajudar o leitor a tomar conhecimento rapidamente do propósito do artigo.
Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por “ponto e vírgula”. Essas palavras devem apresentar de maneira direta os principais tópicos abordados em seu trabalho.
O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.
Resposta. Resposta: Normalmente sevem para as pessoas entender melhor e de um jeito fácil sobre um assunto.
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.