Abra a gaveta.
1° Passo: Retire as peças da embalagem. 2° Passo: Abra o braço telescópico na sua máxima extenção, o lado menor (segmento 01) é o lado que será fixado na gaveta, separe-a do corpo da corrediça. 3° Passo: A gaveta deve ter pelo menos 24,6mm menor que o gabinete, sendo 12,3mm de cada lado.
Alinhe o fecho magnético no centro da borda superior da abertura do armário e marque os furos de montagem com um lápis. Faça um furo com a broca 1/16", com cerca de 1 cm de profundidade no centro de cada marcação a lápis.
Umedeça um pano limpo e livre de fiapos com água. Passe-o nas corrediças para tirar o pó. Para sujeiras mais resistentes, aplique um pouco de detergente em um pano umedecido com água morna e limpe a corrediça. Retire o detergente com outro pano limpo.
Para fazer a gaveta deslizar com facilidade e diminuir qualquer atrito, basta deixá-la encerada com a ajuda de uma vela. Passe a vela somente na lateral onde ela corre para ter uma gaveta leve e silenciosa. Já as gavetas com corrediça podem correr melhor com ajuda de grafite em pó.
Com isso, a primeira dica é ligar um termoventilador em direção à gaveta cerca de 1 metro e meio de distância e deixa-lo ventilando por algumas horas. Caso o problema persista, você deve lixar levemente as corrediças e logo após, esfregue-as com um coto de vela ou sabão a fim de as lubrificar.
A melhor opção é esfregar os lados com uma barra de sabão úmida, e em seguida passar um pano estendendo-o. Dessa maneira conseguiremos recuperar a mobilidade da gaveta. Nas épocas que há mais umidade a madeira tende a inchar. Para frear esta ação, deveremos esfregar cera de vela na parte externa da gaveta.
Por isso vamos detalhar três tipos de corrediças, a de roldana, a telescópica e a de quadro ou invisível. Conhecendo um pouco mais dessas peças você poderá escolher qual a melhor para o móvel que está planejando comprar.
A primeira coisa que você deve considerar na hora de escolher a melhor corrediça é o comprimento da sua gaveta. Temos peças que variam de 20 a 60cm. Depois, considere a quantidade de peso que você pretende colocar dentro da gaveta.
No guarda roupa, as caixas organizadoras podem substituir as gavetas. Na lavanderia, usar caixas organizadoras para os produtos de limpeza otimiza o espaço e deixa o ambiente muito mais bonito. Uma ótima forma de aproveitar as caixas organizadoras é na sapateira.
É aí que entram os truques abaixo, para criar ambientes tanto estilosos quanto organizados sem armários extras ou marcenaria:
Como guardar calcinhas e cuecas
Como arrumar e manter organizado armários e gavetas
Dobre as mangas de camisas e blusas A manga que ficará no fundo do guardar roupa ou cômoda deve ficar por cima da outra. Essa atitude simples faz com que você não enrosque os casacos e blusas na hora de tirar do guarda roupa e ainda economiza espaço, compactando a peça.
Com base nisso, confira 20 ideias criativas que ajudarão na hora de escolher a melhor forma de organizar suas gavetas.
10 dicas para organizar gavetas do guarda-roupas
Começando pelas camisetas, por exemplo, o segredo para maximizar o espaço é dobrar as mangas para dentro e a parte de baixo para fora. Depois, é só pegar os dois lados da camiseta e dobrar para o centro, sobrepondo. Por fim, basta enrolar a camiseta inteira e enfiar as duas abas para dentro.
15 dicas profissionais para organizar o guarda-roupa
Deixe as blusas finas – como camisas, blusas de golas altas e suéteres – nos cabides, todas viradas para o mesmo lado, organizada por cores. Assim será mais fácil ver todas as peças. Se não houver cabides o suficiente, elas podem ser guardadas dobradas, também respeitando uma ordem por cores.
Procure locais frescos e arejados para guardar Prefira colocar as roupas em sacos de TNT ou algodão - nunca em sacos plásticos, porque eles amarelam as peças e favorecem o sugimento de bolor. Você também pode armazenar as roupas e edredons em caixas para roupas ou malas.
Confira nossas dicas para não errar mais!
Você vai precisar de um cabide forte, preferencialmente de madeira. Evite usar aquele modelo delicado de plástico que pode se dobrar com o peso da blusa. Dobre o suéter no meio, na vertical, e posicione o cabide por cima, com o gancho apontado para a região da axila. Dobre as mangas por cima do cabide.
Embale em papel de seda ou tecido azul: embalar as roupinhas com papel ou tecido azul evita que elas fiquem amareladas, garantindo a sua alvura por mais tempo. Não use sacos plástico: na hora de guardar, nada de saquinhos plásticos, para evitar mofo.
Para abusar da tendência no dia a dia vale usar uma proposta na pegada mais all white (com jeans, blusa de lã e tênis branco). Look all white bem casual.
Deixe-as secando na horizontal, em cima de uma toalha branca seca e limpa, por exemplo, estendida em cima da máquina, em cima de uma mesa, ou mesmo no chão. E lembre-se de guardar as roupas de lã sempre dobradas, nunca penduradas em cabides, para que não deformem – principalmente as mais grossas e pesadas.
Como lavar blusas de lã à mão?
Entre as peças de inverno, a blusa de lã é uma queridinha e está presente praticamente em toda composição de look. Isso porque ela é uma das peças da segunda camada de roupas.
Se tem medo de errar, comece tirando pouco decote e vá experimentando a blusa e cortando até chegar ao desejado. Com o decote definido, marque a barrinha com alfinetes, isto é, vire a pontinha para dentro para fazer o acabamento e se precisar, alinhave. Então é só costurar, na máquina de costura ou à mão mesmo.