Basta acessar o site da Cagepa (www.cagepa.pb.gov.br), clicar na opção "segunda via" (indicada na imagem abaixo), digitar sua matrícula e inscrição e pronto! É rápido e simples. Mas caso você não tenha internet, o serviço está disponível também em nossos pontos de atendimento, como Casas da Cidadania.
/div>
O teleatendimento da Cagepa funciona 24 horas, atendendo ligações de telefones fixo e celular de toda a Paraíba. Por meio do 115, o cliente pode solicitar, gratuitamente, qualquer serviço que não necessite apresentação de documentos ou assinatura.
Para garantir a realização de um serviço idôneo, o setor pode manter sigilo sobre a identidade do cliente, caso ele prefira. A Ouvidoria atende aos clientes de segunda-feira a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e de 13:30 às 17:30 pelo telefone (83) 3218-1366 e pelo e-mail [email protected]cagepa.pb.gov.br.
É necessário emitir cópias de CPF, RG, cartão do Bolsa Família e os últimos extratos do benefício. Depois disso é só entregar essa documentação via WhatsApp, canal 115, site da Cagepa ww.cagepa.pb.gov.br .
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA é uma sociedade de economia mista por ações, de capital autorizado, constituída mediante autorização da Lei Estadual nº 3.
Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água.
A Sanesa foi criada em 4 de novembro de 1955. Onze anos depois, em 1966, foram constituídas, no dia 30 de dezembro, a Sanecap e a Cagepa, que tinha abrangência estadual. As três empresas funcionaram paralelamente até 1972, quando houve a unificação de todas as companhias, que passaram a funcionar como Cagepa.
Esse processo é denominado estabilização química do lodo. Em um filtro prensa de placas, a desidratação é feita ao forçar a água do lodo sob alta pressão. As vantagens do filtro prensa incluem: alta concentração de sólidos da torta, baixa turbidez do filtrado e alta captura de sólidos.
A cada 10 litros de esgoto produzidos pelos domicílios em João Pessoa, apenas seis são tratados e têm como fim o retorno aos mananciais da capital, enquanto o restante fica em galerias e bueiros, tendo como destino rios e mares.
Confira, a seguir, as principais etapas do processo de tratamento de esgoto.
Confira as etapas do tratamento de esgoto:
ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
Resposta
Como mencionamos, a água utilizada nas residências, estabelecimentos comerciais e indústrias se torna o que chamamos de esgoto. Ao deixar as casas, ele é encaminhado por tubulações para as redes coletoras e o destino final é a ETE, estação de tratamento de esgoto.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 38% do esgoto produzido no país é tratado. O resto é devolvido à natureza sem o devido tratamento. Além de não coletar e tratar o esgoto, o país não fiscaliza a qualidade da água.
Diariamente, 5,5 mil toneladas de esgoto não tratado chegam principalmente aos rios, mas também vão parar em reservatórios de água, mananciais e lagos do país.
Além disso, mais de 16% da população, ou quase 35 milhões de pessoas, não têm acesso à água tratada, e apenas 46% dos esgotos gerados nos país são tratados.
Existem várias modalidades de coleta de esgotos, a saber: Sistema Unitário - a coleta do esgoto doméstico, pluvial e industrial é processado em um único coletor. Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
Tratamento de esgoto no Brasil ainda está longe do ideal. O Brasil vem ampliando seu serviço de tratamento de esgoto com muita lentidão. ... Segundo dados do Trata Brasil, apenas 46% do esgoto do Brasil recebe algum nível de tratamento, sendo a região Norte a mais prejudicada, com apenas 22%.