Resposta. bom o alho! pois o alho tem cabeca mais não tem pe!
O que é o arco do pé? Essa é uma região muito importante dos membros inferiores e tem, entre as suas principais funções, dar sustentação adequada e distribuir o peso do corpo. ... O pé humano é comporto por três arcos plantares, que são: o longitudinal medial, o longitudinal lateral e o transversal.
Quando as pessoas ficam em pé, eles ajudam a todos a ficarem eretos. Na hora de uma caminhada ou de uma corrida, por exemplo, a falta dos dedos prejudicaria o bom funcionamento do andar. Nossos antepassados utilizavam os dedos do pés para agarrar o solo, o que e os ajudava a caminhar sem que escorregassem.
O pé chato pode ter como causa uma predisposição familiar ou ainda ser decorrente de um componente de hiperfrouxidão ligamentar.
O pé é composto por três arcos plantares: o longitudinal medial, o longitudinal lateral e o transversal. Esses, por sua vez, são constituídos de diversos ossos e ligamentos. Essas estruturas são extremamente importantes: elas são responsáveis por sustentar e distribuir todo peso corporal que é depositado nos pés.
O arco plantar é uma região localizada na parte de baixo do pé em forma de curva causada pelas estruturas ósseas e musculares situadas nessa área. Quando o arco plantar se desfaz, falamos de pé chato, o que é comum em crianças e pode exigir o uso de palminhas na adolescência e cirurgia em casos extremos.
Existem dois arcos no pé. O arco longitudinal, que corre pelo comprimento do pé e o arco transversal, que corre pela largura dele. Os arcos são sustentados por ligamentos, que mantêm os ossos dos pés no lugar.
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
Também conhecido como peito do pé, o dorso é a parte de cima da região chamada mediopé. O dorso é formado por inúmeras articulações presentes entre os ossos do tarso (calcâneo, talus, navicular, cubóide e os cuneiformes).
6 formas naturais de aliviar a dor nos pés
A fascite plantar é uma condição em que o tecido da sola do pé se encontra inflamado, o que normalmente causa dor na sola do pé, sensação de queimação e desconforto, especialmente ao acordar ou após realizar algum tipo de exercício com impacto para o pé, como caminhar ou correr.
Dor na sola do pé e calcanhar durante caminhada ou acordar é sinal de alerta. A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.
Geralmente, o incômodo é causado pela fascite plantar, uma inflamação na fáscia que recobre quase toda a musculatura da planta do pé. O problema é muito comum em iniciantes no exercício, pessoas que estão acima do peso ou exageram na carga de atividade física.
Existem diversas causas para a dor no calcanhar, desde alterações no formato do pé e na forma de pisar, até ao excesso de peso, esporão no calcâneo, pancadas ou doenças inflamatórias mais graves, como fasciite plantar, bursite ou gota, por exemplo.
A Doença de Sever precisa ser observada e tratada, pois é a causa mais comum de dor no calcanhar em atletas jovens. Essa inflamação dolorosa da placa de crescimento da apófise do calcanhar, pode ser causada por microtraumas repetitivos a partir da tração do tendão de Aquiles na apófise.
A tendinite do Aquiles ou tendinopatia do Aquiles é a inflamação do tendão de Aquiles ou do seu revestimento. O tendão de Aquiles inflamado provoca dor que pode variar de moderada a forte na região do Aquiles (parte posterior ou “parte de trás do pé ou calcanhar” e “barriga da perna”).
Como é feito o tratamento A toma de medicamentos anti-inflamatórios como ibuprofeno ou apirina, por exemplo, podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto, e a suplementação com colágeno pode ser útil para a regeneração do tendão.
Para o alongamento deve-se:
Outra forma de alongar os tendões do ombro é de pé, com os braços esticados para a frente, virar as palmas das mãos para fora e cruzar os dedos das duas mãos. Depois, estender e alongar bem os braços e os cotovelos, durante 30 segundos.