A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. ... Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Assim, os movimentos artísticos importantes que antecederam a chamada arte moderna, foram: neoclassicismo, romantismo, realismo, art nouveu, impressionismo e pós-impressionismo.
As primeiras manifestações artísticas durante o Paleolítico dão-se por volta de 25 000 a.C., atingindo o auge na época da Cultura Magdaleniana (c. a.C).
Confira algumas das principais obras de arte de artistas brasileiros que marcaram a cultura e a história do país.
As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.
José de Alencar e Carlos Gomes foram alguns dos expoentes da arte no Brasil do século XIX. Compartilhe!
A Arte Brasileira, no período colonial, desenvolveu-se estritamente relacionada à religião e não houve, durante esses 300 anos, nenhuma instituição dedicada ao ensino, ocasionando o desenvolvimento do autodidatismo e do empirismo artístico. ... O Brasil tornou-se o centro do Império português e sede da corte.
Os novos movimentos foram de breve duração e ficaram conhecidos como "ismos". Os "ismos" do século XIX foram: o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo, o Impressionismo, o Expressionismo, o Art Nouveau e o Simbolismo. O período da arte neoclássica durou de 1780 a 1820.
Resposta: A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. ... Dessa forma, a manutenção de uma máquina administrativa comum a todo o território nacional foi um primeiro passo na construção da identidade.
Esse trabalho literário e cultural buscava criar uma interpretação genuinamente brasileira, afastada das influências estrangeiras. ... O Movimento Modernista da década 1920 buscava também encontrar as raízes da sociedade brasileira, afirmando o nacionalismo como um estágio para se chegar ao universal.
Resposta. A identidade nacional é construída, dialogicamente, a partir de uma autodescrição da cultura. ... Com base neles, elas autodescrevem-se como culturas da mistura ou da triagem. A cultura brasileira considera-se uma cultura da mistura.
São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado. E em todos esses três casos, ocorre enorme complexidade quanto à identificação de seus elementos formadores.
Exemplos de identidade cultural
Os elementos do nosso povo é baseado nas voltas por cima e na alegria que a nação tem em meio a tantos problemas, então em termos culturais os elementos são futebol e carnava, em termos econômicos temos a agricultura e a pecuária que causaram o crescimento do Brasil.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
Resposta. A dança, a música, as comidas típicas. Com certeza, muitas das nossas danças, culinárias, entre outros, foram herdadas dos índios. Já outras, foram herdadas da África, com à vinda dos escravos africanos ao Brasil, como por exemplo o acarajé, que é um prato típico da Bahia.
Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.