Tudo indica que sua versão mais antiga surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 1400 e 1000 a.C. Esse abecedário ancestral teria se inspirado nos hieróglifos, a escrita egípcia em que as idéias eram representadas por desenhos mas que, possivelmente, usava também sinais para sílabas. ...
O alfabeto é o legado de várias culturas. Ele surgiu da necessidade de registro dos sons das palavras, passando por várias transições ao longo do tempo. Além disso, as primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.
Por volta do século VIII a.C. os gregos adaptaram o alfabeto fenício para seu próprio idioma, criando no processo o primeiro alfabeto "verdadeiro", no qual as vogais tinham um status igual ao das consoantes. ... As letras do alfabeto grego eram as mesmas do alfabeto fenício, e ambos eram organizados na mesma ordem.
Significado de V substantivo masculino A vigésima segunda letra de nosso alfabeto; representação escrita dessa letra: coluna (v). [Física] Símbolo de frequência, do número de vibrações por unidade de tempo ou, em correntes alternadas, do número de períodos completos por segundo.
26. 2 Quantas letras diferentes foram usadas para escrever a frase abaixo? ATUALMENTE VÁRIOS ALFABETOS SÃO USADOS NO MUNDO. Foram usadas 15 letras diferentes.