O clima de uma localidade é definido pela ação conjunta de elementos atmosféricas e fatores geográficos. não constitui fator geográfico: A) circulação dos ventos.
temperatura do ar, umidade relativa do ar,insolação e grau geotérmico. Dessa maneira , apenas fatores climáticos foram dispostos nesta alternativa de modo que estes , influenciam diretamente as condições climáticas da terra como um todo .
Elementos climáticos são grandezas atmosféricas mensuráveis que definem o clima de uma determinada região, como temperatura, umidade, precipitação, pressão, ventos e radiação. Já os fatores climáticos são circunstâncias objetivas, que interferem nos elementos climáticos e, consequentemente, no clima deles resultante.
d) Correta – altitude, massas de ar, maritimidade e latitude são fatores que interferem e modificam a dinâmica climática dos diferentes lugares do planeta.
Dessa maneira , quanto maior a altitude , menor a temperatura e a pressão . O ar rarefeito também contribuiu para o rebaixamento térmico , este fator se explica pela presença da Cordilheira dos Andes . Outro fator é a Latitude , devido a proximidade dos polos de regiões mais ao Sul , como a Patagônia .
Os fatores climáticos que determinam a existência de neve na América do Sul são: a Altitude, pois a radiação solar chega até a superfície, que posteriormente irradia calor para a atmosfera. Desse modo, o aquecimento atmosférico dá-se de baixo para cima.
b) Podem-se citar como condições momentâneas necessárias para que ocorra precipitação em forma de neve: baixas temperaturas (próximas de 0ºC) e elevada umidade relativa do ar.