Uma dessas expressões que vieram para tirar o juízo da gente é o et al. A abreviatura de et alii ou et alíus e outros variantes de gênero é proveniente da nossa língua materna, o latim e tem como função facilitar a menção a um conjunto de autores(as).
Et al. - deve ser lido como “e outros”, sendo uma abreviação do latim et alii ou et alia. Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.
Et al é a abreviação de uma expressão em latim que significa "e outros". ... O uso do et al nas citações serve para simplificar as referências e evitar uma lista de nomes muito longa no corpo do trabalho, que prejudique a fluidez da leitura do texto.
“Et al.” é uma abreviatura do termo latino et alii, que significa “e outros”.
Apud, que significa “citado por, conforme, segundo” é a expressão usada para fazer citação de citação. Esse é um recurso utilizado nos trabalhos acadêmicos quando você quer citar um autor que tenha sido citado pelo autor e obra que está lendo.
Citação Direta
Por mencionar uma obra já citada no trabalho, essa mesma menção também determina que o autor da nova citação também é o mesmo da citação anterior. Esse tipo de menção ocorre comumente ao final da página nas notas de rodapé, onde é possível conferir várias obras, publicações, autores, entre outras informações.