EQST

Como Se Faz Uma Petiço Inicial Trabalhista?

Como se faz uma petiço inicial trabalhista? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como se faz uma petição inicial trabalhista?

Requisitos da petição inicial trabalhista

  1. a designação do juízo;
  2. a qualificação das partes;
  3. a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio;
  4. o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor;
  5. a data;
  6. a assinatura do reclamante ou de seu representante.

O que é petição no processo trabalhista?

A petição inicial trabalhista é o instrumento pelo qual o interessado apresenta o seu conflito para ser dirimido pelos órgãos que compõem a Justiça do Trabalho - Juiz do trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho, conforme o art. 111 CR/88.

Como se divide o pedido?

O pedido imediato se relaciona com o direito processual, e o mediato com o direito material.

  1. Requisitos do Pedido. Art. ...
  2. Pedido Concludente. ...
  3. Pedido Genérico. ...
  4. Pedido Alternativo e Sucessivo. ...
  5. Pedido de Prestações Periódicas. ...
  6. Pedido de Prestação Indivisível. ...
  7. Pedidos Cumulados. ...
  8. Modificação do Pedido.

O que é objeto de uma ação judicial?

A providência jurisdicional solicitada quanto a um bem – objeto da ação é o pedido do autor. O pedido é imediato ou mediato. ... O pedido mediato é o que se deseja alcançar com a sentença, ou providência jurisdicional, isto é, o bem material ou imaterial pretendido pelo autor./span>

Qual o objeto material da jurisdição?

O objeto formal da jurisdição é a admissibilidade do julgamento de mérito. ... O objeto material do processo é a pretensão do autor. III. O Código de Processo Civil, quanto à "causa petendi", adotou a teoria da substanciação.

O quê jurisdição no processo civil?

A jurisdição é o exercício da atividade de fazer manifestar-se o direito, de maneira impositiva, que é aplicável na resolução de um conflito substituindo-se aos titulares dos interesses em choque. É a substituição da vontade das partes pelo Estado com a finalidade de aplicação da lei no caso concreto.

Porque o processo é um instrumento da jurisdição?

O processo representa o meio hábil disponibilizado pelo próprio Estado de Direito para tornar efetiva sua função jurisdicional. É instrumento de composição de conflitos e, portanto, de pacificação social, representando a forma civilizada para tanto, ante a proibição à justiça privada.