Marque com um X a resposta correta. Exercício 1 Quando o cursor tem uma espessura muito grossa, pode ocorrer erro de leitura por: a) ( ) pressão; b) ( ) paralaxe; c) ( ) desvio; d) ( ) desregulagem.
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
Como é feita a leitura no micrômetro O objeto a ser medido deve ser colocado entre o pistão e o suporte. Ao girar o controle do pistão, deve-se tocar no objeto e ouvir três cliques. Após, deve-se adicionar a trava, enquanto o objeto ainda está no instrumento e depois tirar o objeto para fazer a leitura da medida.
O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares. O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau, é utilizado em me- didas angulares que não necessitam extremo rigor. Sua menor divisão é de 1º (um grau). Há diversos modelos de goniômetro.
As características principais de um micrômetro são: Faixa de medição, resolução e graduação do tambor. Tamanho da rosca forte e pontas de contato robustas. Faixa de medição, graduação do tambor e aplicação. Tambor, arco, catraca, e pontas de metal duro.
De acordo com o VIM Vocabulário Internacional de metrologia, precisão é uma caracteristica do instrumento. Ex.: de forma simples, um paquímetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,05 mm; e um micrômetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,001 mm.
Olhe para as linhas sem identificação em uma régua métrica.
Ou seja, todo o profissional que necessita extrair a medida precisa de um pequeno objeto, usará o paquímetro, seja ele um arquiteto, mecânico, eletricista, marceneiro, serralheiro, entre outros.