Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. ... Essa quantidade de calor fornecida ou retirada de um corpo pode mudar o estado de agregação das moléculas do elemento, tornando viável a transformação de um estado físico.
Não, pois o calor latente de uma substancia, que é dado por L = Q/m, determina a quantidade de calor que a substancia necessita para que uma grama dela mude de estado físico.
Resposta. Calor latente, também chamado de calor de transformação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, percebemos que a areia está em uma temperatura superior à da água. Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.
Cuidado! O calor específico não indica a quantidade de calor necessária para que cada grama ou mol de uma substância aumente a sua temperatura em 1°C, mas indica o calor necessário para a variação de 1 °C. Isso significa que pode ocorrer tanto aumento quanto diminuição da temperatura do corpo.
Quanto maior for o calor específico de uma substância, maior será a quantidade de calor que deverá ser fornecida ou retirada dela para que ocorram variações de temperatura. A água, quando comparada com várias outras substâncias, possui o maior calor específico, que corresponde a 1 cal/g.
Essa capacidade térmica da água se deve à propriedade do calor específico. Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.
A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico.
Dizer que um objeto tem capacidade térmica de 500cal/°C, significa dizer que ao ceder ou receber uma quantidade de calor equivalente à 500 cal o corpo teve a temperatura variada em 1⁰C.
Resposta. Esse objeto precisa receber 600 cal de energia para que sua temperatura aumente 1 grau celsius.
Daí, afirmar que um corpo possui capacidade térmica de 100 calorias por grau Celsius, significa que ele precisa receber 100 calorias de calor para que sua temperatura aumente em um grau Celsius.
Resposta. Significa que a cada 1,0 g de ouro é preciso ceder ou receber 0,032 caloria de quantidade de energia para variar em 1,0 °C sua temperatura.
A capacidade térmica de um objeto ao receber 5000 calorias, considerando as informações fornecidas no texto da questão, é equivalente a 200 cal/ºC (duzentas calorias por grau Celsius).
Mede-se a temperatura final (T), e calcula-se Ccal a partir da relação entre calor recebido (Qabsorvido) e calor cedido (Qcedido). A partir dessa expressão determinamos a capacidade calorífica do calorímetro Ccal = mcal .
As principais fórmulas da calorimetria que você precisa conhecer são: calor específico: ΔQ = m·c·ΔT, onde ΔQ é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e ΔT é a variação da temperatura.
Se os corpos A, de temperatura TA, e B, de temperatura TB, estiverem em equilíbrio térmico com o corpo C, de temperatura TC, então: TA = TB = TC. Quando dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro corpo, eles estarão em equilíbrio entre si.
(Uepg 2010) Quanto à transferência de energia térmica, assinale o que for correto. 01) Corpos diferentes apresentarão temperaturas diferentes após recebimento de calor num determinado tempo. 02) A energia cinética média das partículas individuais está diretamente relacionada com a temperatura de uma substância.
Para encontrar a temperatura inicial, reorganize a equação de energia para resolve-la para a temperatura inicial. Isso resulta na equação t= -((E/(c)(m)) - T).
o calculo de uma temperatura média é feito pela soma de todos os valores que se possui e dividi-los pelo número de ocorrências. A temperatura média anual é calculada pela soma de todas as observações efectuadas, dividindo depois o resultado pelo número de meses do ano, 12.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: