O primeiro passo para uma promoção eficiente de uma proposta pedagógica é promover a inclusão de espaços para a discussão. Essa troca de ideias, por meio de um debate saudável, deve incluir tanto a equipe de funcionários do colégio quanto os pais e responsáveis dos estudantes (além, é claro, dos próprios alunos).
Escolas brasileiras se dividem principalmente entre sete linhas pedagógicas
A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.
Consideramos que a proposta pedagógica é o plano orientador das ações práticas da instituição, aquele em que se definem as metas e os objetivos que se almeja atingir, as aprendizagens que se pretende promover nas crianças que são educadas e cuidadas nas instituições de Educação Infantil.
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens.
A Educação infantil envolve cuidados com a saúde, o bem-estar e a segurança, mas também precisa de atividades adequadas para o estímulo do desenvolvimento intelectual da criança. Com foco no desenvolvimento integral – cognitivo, físico, social e afetivo. ... - Desenvolvimento cognitivo, físico, psíquico e motor.
Desenvolvimento infantil: 7 dicas para você estimular o seu filho
Não tem limite pra brincar, brincar é a atividade mais saudável que vai trabalhar desde a saúde mental dessa criança, seu bem-estar mental até seu bem-estar físico porque explora o corpo dela, ela pula, ela corre, ela rola." ...
O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.
Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade do organismo, distingue-se de crescimento por referir-se as alterações da composição e funcionamento das células (diferenciação celular), à maturação dos sistemas e órgãos e a ...
O período da primeira infância corresponde ao pré-natal e o sexto ano de vida da criança, contabilizando 1.
Está comprovado que amar, brincar e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento das crianças, principalmente porque o vínculo é sinônimo de segurança.
Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.
Desde os primeiros meses de vida, o tempo de qualidade passado com o bebê em atividades de conversar, contar histórias, ler livros, ouvir música e brincar produz benefícios a curto e longo prazo para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança.
1- Incentive a sua curiosidade e permita que elas explorem o mundo. Uma das características que mais e melhor identificam as crianças é a curiosidade. Por isso, para ajudar as crianças a desenvolverem o seu potencial, é essencial incentivá-las a explorar o mundo ao seu redor e aprender mais sobre ele.
segurança e regulamentação; experiências que respeitem as diferenças individuais; experiências adequadas ao desenvolvi- mento; estabelecimento de limites, organização e expectativas; comunidades estáveis, amparadoras e de continuidade cultural.