Pessoas severamente tímidas podem apresentar sintomas físicos como rubor, sudorese , aceleração do coração ou dor de estômago , além de sentimentos negativos sobre si mesmas.
adjetivo Acanhado; que se sente envergonhado diante das pessoas: comportamento tímido; sujeito tímido. Inseguro; que expressa medo, insegurança: segurança tímido. [Figurado] Débil; que expressa fraqueza, fragilidade: tímida luz da vela. Etimologia (origem da palavra tímido).
O TÍMIDO tem sua AUTOESTIMA baixa, frágil, sempre acha que todos estão olhando para ele, o mundo roda em torno de sua atuação. Está preocupado em como os outros vão avaliar suas atitudes e comportamentos e com isso não tem coragem de assumir seus próprios desejos.
A timidez nasce da falta de segurança em si mesmo, da sensação de não ser merecedor da atenção ou da consideração dos outros, ou de sentir que não se tem o direito de ser reconhecido. Assim, o tímido sente vergonha de si mesmo e dá muito valor à opinião dos outros.
"O tímido sente insegurança, sente as outras pessoas como uma ameaça", exemplifica. Além de ser prejudicado no dia-a-dia, ela ressalta que o tímido pode sim desenvolver doenças como a fobia (a lugares com muita gente por exemplo) e depressão.
Apresente-se.
O “antissocial” tem um transtorno de personalidade, já começando por aí a diferença com a fobia social (transtorno de ansiedade) e a timidez (característica comum). O termo vem da ideia de “anti” = contra e “social” = meio ou sociedade.
substantivo feminino Ato de vexatório, que humilha, desonra; humilhação: perder assim é uma vergonha. Sentimento penoso que resulta desse ato, por se ter cometido alguma falta ou pelo temor da desonra: corar de vergonha. Ato indecoroso que provoca indignação: a corrupção é uma vergonha! ... Ter vergonha na cara.