EQST

Quando _______________ Que Havia Um Erro No Projeto Ele _______________?

Quando _______________ que havia um erro no projeto ele _______________? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando _______________ que havia um erro no projeto ele _______________?

Resposta. Explicação: Ocorre próclise do pronome oblíquo "lhe" quando o verbo estiver antecedido de uma conjunção subordinativa exemplo: "quando".

Em qual das alternativas Há um erro de colocação pronominal?

A alternativa em que ocorreu um erro na colocação pronominal foi a letra B - “Ninguém exigiu-ME O SEGREDO. Ninguém exigiu-MO”. A frase está incorreta pois a palavra ninguém, que é negativa, atrai o pronome para perto de si, sendo um caso de próclise (pronome anteposto ao verbo).

Quando lhe disseram?

O "lhe" não se refere ao interlocutor (que nem há); refere-se ao "czar" ("Quando disseram ao czar" = "Quando disseram a ele" = "Quando lhe disseram"). Nesse caso, o "lhe" funciona como complemento indireto do verbo "dizer" (que rege a preposição "a": dizer algo a alguém).

Quando usar o pronome depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Quando usar o pronome oblíquo?

Gramática. Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).