Fauna urbana – é o subconjunto de animais dos biomas urbanos, ou seja que vivem nas cidades junto com os humanos.
Quando falamos de animais urbanos não estamos nos referindo somente aos animais domésticos, como cães e gatos; muito menos só aos animais que são considerados “pragas urbanas”, como ratos, baratas, traças, cupins, formigas, aranhas e escorpiões; além destes, estamos falando das diversas espécies de animais silvestres ...
O Seek foi desenvolvido pela empresa INaturalist, e é capaz de identificar espécies de animais e vegetais. Funciona assim: você tira uma foto da planta ou bichinho que está observando, e manda para o app.
O Picture Insect é uma aplicação gratuita para iOS (iPhone e iPad) que permite identificar insetos, borboletas, aranhas… Trata-se realmente de uma app muito simples de usar. Basta apontar a câmara do seu iPhone ou iPad para o animal e tirar uma fotografia.
Preste atenção na cor, no cheiro, na textura e no formato. Com isso, já dá para deduzir o tamanho do animal e, principalmente, sua dieta. “Fezes escuras, por exemplo, indicam consumo de proteínas animais, ou seja, é um carnívoro”, explica Roberto do Val Vilela, biólogo do Zoológico de São Paulo.
Elas podem ser facilmente confundidas com as fezes de ratos, por isso que a identificação sempre deve ser feita por profissionais. A principal diferença que aparecerá nos excrementos está na dieta que os ratos e morcegos possuem, sendo a dos morcegos basicamente composta por insetos e frutas.
A histoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que é encontrado no solo mas que tem seu crescimento favorecido nas fezes de morcegos, por exemplo. Assim, quando o morcego defeca, o fungo pode desenvolver-se ali e ser espalhado pelo ar, podendo infectar as pessoas ao ser inalado.
As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.
Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc).
Os morcegos preferem voar à noite porque são parentes de animais noturnos. Eles também têm vantagens para voar à noite. Por exemplo, conseguem enxergar mesmo com pouca luz. Isso porque usam uma espécie de radar para identificar obstáculos ao longo do voo.
Devido ao fato de a ilha não possuir aves predatórias, os cientistas suspeitavam que os morcegos apareceriam de dia. E eles estavam certos, pois observaram morcegos caçando regularmente das 9 da manhã até às 3 ou 4 horas da tarde. "Morcegos que voam durante o dia são a exceção que confirmam a regra", diz Russo.
Para afugentar os que fizeram do forro da casa ou de outro estabelecimento um local de morada, uma sugestão é aumentar a luminosidade no ambiente com a troca de algumas telhas de barro por opções transparentes. Elas podem ser compradas em lojas de materiais de construção.