Como consultar o enquadramento de uma empresa e o seu regime tributário? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e até mesmo entre muitos profissionais da contabilidade.
Caso não possua uma cópia dessas guias em mãos, é possível consultar as guias pagas por meio do Portal e-CAC.
O Simples Nacional é o regime tributário mais utilizado do Brasil, pois atende à maior parte das empresas, ou seja, aquelas que possuem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Diante da importância do tema e das dúvidas relacionadas ao assunto, decidimos preparar um conteúdo completo, explicando tudo o que você precisa saber sobre o Simples Nacional e Lucro Presumido.
Como vimos, o anexo de enquadramento da empresa é um dos fatores considerados no cálculo do Simples Nacional. Mas, afinal, como consultar o anexo de enquadramento de uma empresa?
Neste post você vai descobrir quais empresas podem participar desses regimes de tributação, como se apuram os valores a serem pagos de impostos e, assim, poderá descobrir qual deles é melhor para o seu caso, Simples Nacional ou Lucro Presumido.
Regime de tributação que visa descomplicar a contabilidade de micro e pequenas empresas. Se vale pelo sistema único de arrecadação, ou seja, apenas uma guia para pagar os tributos municipais, estaduais e federais.
Para escolher de forma assertiva entre Simples Nacional ou Lucro Presumido, você deve contar com uma assessoria especializada, como a disponibilizada pela Macrocont Contabilidade. Diante de um cenário tão competitivo, não vale a pena correr riscos com a carga tributária — faça de tudo para pagar menos dentro da lei e cumprindo os prazos! O que chamamos de Elisão fiscal.
Outra forma de saber se a empresa é Lucro Real ou Lucro Presumido, se dá através da consulta do código de recolhimento das guias DARF geradas anteriormente.
Será que a sua empresa está no regime mais econômico para as suas atividades? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final para saber mais e ficar por dentro de tudo!
Acesse a calculadora de Fator-R da Contabilizei e saiba como economizar em impostos.
Esses dois regimes tributários mais simplificados são o Lucro Presumido e o Simples nacional.
Essa é uma das diferenças mais relevantes. Para se encaixar na categoria Lucro Presumido, a empresa deve ter uma receita bruta anual de R$ 78 milhões. Já no Simples Nacional, como vimos, os limites são bem mais baixos: o limite de faturamento para se enquadrar no Simples Nacional é de 4,8 milhões anual.
Enquadramentos incorretos podem resultar em diversos problemas fiscais, tais como autuações e pagamentos de multas. Além disso, pode fazer você gastar mais com impostos do que deveria, o que pode impactar diretamente na saúde financeira do seu negócio.
Precisando descobrir se uma empresa é Lucro Real ou Lucro Presumido? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final que vamos ajudar você.
Por fim, é possível verificar se uma empresa é Lucro Real ou Lucro Presumido, por meio da consulta a informações disponíveis em algumas declarações entregues, dentre elas, a DCTF.
O Simples Nacional surgiu a partir da Lei Complementar nº 123/2006. Ele é um regime de tributação diferenciado e se destina às empresas que se enquadram na categoria de microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP).
Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real são três opções de regime de tributação existentes no Brasil.
Basta optar pelo regime tributário mais adequado para o seu negócio. Veja aqui diferenças que existem entre esses sistemas e descubra se deve optar pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido.