“Quando estamos com fome o estômago reclama e qualquer alimento irá satisfazer essa necessidade. Já a gula é aquela vontade de algo específico, geralmente calórico e pobre em nutrientes, comum de aparecer no fim da tarde devido à queda nos níveis de serotonina”, explica a nutricionista.
Confira 10 dicas campeãs para dar fim à gula
O que quero dizer é que o pecado da gula não está relacionado ao peso da pessoa, mas sim com o excesso de comer ou beber. Muitas vezes, o pecado da gula é tratado como um “pecadinho”, mas não é bem assim; ele é grave, pois se trata de um pecado gerador de muitos outros.
A luxúria é um pecado capital, ou seja, um pecado mais forte que, segundo a doutrina bíblica, serve de "porta" para levar a outros pecados. Durante o decorrer da história, diversas religiões o condenavam ou o desencorajavam em maior ou menor grau a luxúria.
Os sete pecados capitais
Pecar é algo inerente à vontade do homem, sendo muitas vezes mais forte do que ele. São sete os pecados capitais: gula, luxúria, soberba, ira, inveja, preguiça e avareza e eles fazem parte da vida e do cotidiano em diversos momentos.
Os pecados capitais são aqueles que mais são praticados como vícios de conduta pelos homens. A partir da percepção dos pecados mais praticados, foram reunidos e enumerados no século VI pelo papa Gregório Magno, mas foram definitivamente incorporados e firmados no século XIII pelo teólogo São Tomás de Aquino.
Esse primeiro pecado trouxe consequências terríveis das quais citamos: Adão e Eva conheceram pessoalmente o mal: “Seus olhos foram abertos” (Gn 3:7), a comunhão e a amizade com Deus foram interrompidas e fugiram de sua presença, o que chamamos de morte espiritual.