Pergunta 1 0,5 em 0,5 pontos Correta Como os sociólogos explicam a violência urbana? Resposta Selecionada: d. As condições precárias de vida da população pobre causam violência.
O que se entende como precarização do trabalho? a. É a forma de dizer que ninguém mais tem emprego garantido.
Resposta. Explicação: O grande êxodo rural, desde os anos 1950, conduziu ao crescimento desordenado das cidades brasileiras, que não contavam com uma infraestrutura adequada para receber esse contingente.
Or que as modernas cidades brasileiras têm tantas habitações precárias? a. Porque pobre gosta de favela. ... Porque com a migração para as cidades, elas não conseguiram desenvolver uma infraestrutura adequada.
Resposta: Com a concorrência agressiva, há necessidade da redução de gastos e do salário. Explicação: ... Surge, então, a necessidade da redução de gastos e, com isso, acontece a precarização do trabalho.
Na ausência de definição legal ou lingüística ousamos definir precarização do trabalho como a conseqüência da redução da remuneração, benefícios e garantias dos trabalhadores em razão de sua não vinculação direta junto à empresa que utiliza sua mão-de-obra.
As normas federais da precarização do trabalho são analisadas desde três de suas características especificas: contratação, jornada e remuneração. A análise tem uma base teórica em um enfoque estruturalista, a sociologia do trabalho, o Estado de Bem-estar no Brasil e conceituação da política social brasileira.
A precarização do trabalho, portanto, tem sido percebida como uma das consequências mais visíveis da flexibilização do mercado de trabalho, que preconiza a proliferação de formas de emprego de caráter flexível, das novas formas de contrato e do declínio da oferta de empregos típicos/permanentes.
Acidente de trabalho típico é o que ocorre na execução do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Precarização do trabalho é o afrouxamento do vínculo empregatício. A pessoa trabalha numa empresa sem a estabilidade de um concurso ou da carteira assinada, como uma maneira de reduzir custos, já que não recolhimento de INSS, FGTS, DSR, entre outros.
O mundo do trabalho vem sofrendo transformações ao longo dos anos. O reflexo disso são as pressões impostas a trabalhadores, os quais, devido à situação de precarização laboral, chegam a perder garantias legais e, muitas vezes, submetem-se a riscos de acidentes e adoecimentos.
Outra possibilidade, no caso dos trabalhadores que vivenciam ou tomam conhecimento de irregularidades, é fazer denúncias no sindicato da categoria, nos órgãos de fiscalização do trabalho ou, se necessário, procurar um advogado trabalhista para tomar as medidas cabíveis antes que algo irreversível ocorra (Ex.
A precarização do trabalho, é caracterizada pela degradação das condições de trabalho conquistadas junto aos movimentos sindicais e trabalhistas, coo salários, carga horária, férias, entre outros direitos, tornou-se uma realidade para os profissionais que ainda conseguem manter seus empregos em algun países ...
Os problemas ligados à precarização vêm de longa data e persistem de modo gradativo através das péssimas condições de trabalho oferecidas aos docentes, das formas precárias de contratação e da ausência de recursos que possam amparar a prática pedagógica e sua organização, além da ausência de políticas públicas que ...
O surgimento da noção de precarização parece estar associado às modificações na organização da produção no período pós-fordista, dos anos de 1980 em diante, no sentido de diminuir custos e subtrair direitos da força de trabalho.
Resposta. Resposta:Explicação:Bem-vindo ao deserto da precarização: o mundo do trabalho no século XXI. ... ... Segundo Giovanni Alves, “o processo de precarização do trabalho e a constituição do precário mundo do trabalho são traços do novo sócio-metabolismo do capital nas condições da mundialização financeira”.
Esta tendência é globalizada, e obedece a diversos processos, entre eles a redução da carga horária e consequente redução dos salários, a terceirização de serviços não essenciais, provocando instabilidade na garantia de emprego, a exploração fora dos padrões de força, resistência e posições anatômicas do trabalhador.
O subemprego é relacionado ao desemprego, pois ele surge quando pessoas sem nenhuma ou pouca formação profissional necessitam de trabalho e optam por empregos como, diaristas, catadores de papel, entre outros.
Significado de Precarização substantivo feminino Processo que torna algo precário, diminuindo sua qualidade e eficiência; ação de tornar precário, ineficiente, inseguro.
A força de trabalho brasileira se tornou crescentemente precária, sendo que o número de trabalhadores empregados no regime de conta própria é crescente e alcança 24,1 milhões de trabalhadores nesta condição, sendo que mais de 41 milhões de trabalhadores se encontram sob uma das condições de informalidade, sendo ...
De um modo geral, as condições de trabalho abrangem uma ampla gama de tópicos e questões, desde o tempo de trabalho (horas de trabalho, períodos de descanso e horários de trabalho) até à remuneração, bem como as condições físicas e as exigências do foro mental existentes no local de trabalho.
Hoje, todos os funcionários de qualquer fábrica que seja, bem como qualquer trabalhador de outro setor, desfrutam de benefícios e leis trabalhistas que definem os direitos e deveres dos empregados. disse a Organização Internacional do Trabalho" (apud. ... SURI, 2009).
Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. ... Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas).
A divisão do trabalho se dava a partir do sexo, ou seja, mulheres ficam em casa, cuidam dos filhos e do marido. Já o homem trabalhava fora de casa e pagava as contas.
Verificado por especialistas. As condições de trabalho nas primeiras fábricas da Revolução Industrial eram insalubres. ... A jornada de trabalho durava até dezesseis horas, não havia férias, nem descanso aos sábados. Enfim, as condições de trabalho eram precárias e punham em risco a vida dos operários.
Antigamente as pessoas não ficavam num lugar só, paradas. As pessoas andavam muito, usavam o território fazendo expedição. Vou contar a minha vida, a minha infância eu vou contar. Eu não sou daqui, sou de um lugar que se chama Norosurã.
A vida no campo sempre foi repleta de desafios. Historicamente, o homem proveniente da atividade agrícola tinha uma rotina de trabalho rudimentar. Essa realidade vem mudando profundamente desde que a mecanização passou a integrar esse cotidiano.
Resposta. Explicação: As escolas de antigamente não eram exatamente iguais as escolas da atualidade, tinham uma grande diferença na educação, ambiente etc. por exemplo: os professores eram muito mais rígidos, as escolas não tinham essa tecnológica e estrutura que temos nas escolas de hoje.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica e da moda colorida e futurista. Nesta época, a new wave e o synth-pop se tornaram gêneros musicais mais populares, assim como toda a estrutura da dance music. ... Michael Jackson foi definitivamente o maior ícone da década de 1980.
“A década de 80 ganhou a fama de década perdida, e os jovens eram tidos como alienados, porque foram criados sob a censura do regime militar e a cultura de massa.