A TTX é uma neurotoxina que atua no bloqueio dos canais de sódio dependentes da voltagem presente nas membranas das células nervosas, ao nível periférico e central. Devido a este bloqueio, os íons Na+ficam impossibilitados de atravessar o canal e não ocorre a despolarização da célula.
ex., garoupa, vermelho, peixe-rei várias espécies de peixe nos EUA]) contêm maior quantidade de toxinas.
Os acidentes com peixes peçonhentos são comuns no Brasil. Os peixes que mais causam acidentes no país são os bagres, entretanto os causados pelo peixe chamado niquim são um dos que têm piores efeitos, pois a ferida pode evoluir rapidamente para uma necrose.
O que é Síndrome de Haff? A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina que degrada os músculos e causa necrose. A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo.
piranha
Peixe-pedra
Os peixinhos-do-buraco-do-diabo são provavelmente os peixes mais raros do mundo e sua população foi reduzida para 35 indivíduos em 2013. Desde então, os pesquisadores fizeram uma descoberta inovadora no ambiente onde são criados em cativeiro.
Os 5 destinos mais perigosos do mundo
Deserto do Saara
Como vivem as pessoas nos países mais felizes do mundo?
Veja na galeria de fotos o ranking dos 10 países onde vivem as pessoas mais felizes do mundo, de acordo com sua pontuação:
No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes – uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última edição, feita em 2018, quando o resultado foi de 73%. No mundo, o índice de felicidade também caiu de 70% para 64%.
Pela quarta vez consecutiva, a Finlândia ocupou o primeiro lugar na lista dos países mais felizes do mundo. O Relatório de Felicidade Mundial 2021, feito pelo Gallup World Poll, traz a Islândia e Dinamarca em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Oficialmente existem 193 países aglutinados à ONU (Organização das Nações Unidas), que possui poderes de, inclusive, aprovar a constituição ou o reconhecimento de um novo país.
As cidades mais felizes do mundo