Para se ter certeza da resposta vacinal, um exame de sorologia Anti HBs deve ser feito 6 meses após a aplicação da 1ª dose.
A presença do HBsAg indica que a pessoa é infectada pelo vírus B. Anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B (anti-HBs): A presença do anti-HBs é geralmente interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Anti-HBs também é detectado em pessoas imunizadas contra o vírus B por meio de vacina.
O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada. Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
O diagnóstico da hepatite C é realizado por meiodo exame anti-HCV e confirmado por biologia molecular (HCV-RNA quantitativo). Os exames estão disponíveis no SUS. Conforme a Portaria GAB/SVS nº 25/2015, o diagnostico da hepatite C é feito com um teste capaz de detectar a presença do anticorpo contra o HCV (anti-HCV).
Da mesma forma que nas outras hepatites, quem tem hepatite D pode não apresentar sinais ou sintomas da doença. Quando presentes, os mais comuns são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta.
A prevenção da hepatite D ocorre da mesma forma que a prevenção da hepatite B.
Hepatite D Também pode ocorrer de forma vertical. O indivíduo precisa estar infectado também pelo vírus da hepatite B para que a hepatite D se desenvolva. Vacina: não há.
Quais são as vacinas contra a hepatite?
É possível contrair hepatite b mesmo sendo vacinado? Após a vacinação é necessário dosar o Anti-HBs. Se este anticorpo estiver positivo (>10), o risco de contrair a infecção é mínimo (praticamente nulo), pois a vacina confere imunidade a todos os genótipos do vírus B atualmente conhecidos.
A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas. Veja também: O que é preciso para doar sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.
A vacina do posto de saúde é trivalente: tem a cobertura para 3 cepas do vírus que causa a GRIPE, ou influência.. A vacina da rede particular tem proteção contra 4 versões do vírus. Portanto, protege mais.
Vacinas na rede pública e privada Uma grande diferença é que a pentavalente do SUS requer que a aplicação contra a poliomielite seja feita em separado, necessitando de duas picadinhas. O lado bom é que esse desconforto não ocorre na rede particular. Então, com apenas uma picadinha, os problemas estão resolvidos!
As vacinas de ambas são seguras e protegem a saúde do bebê e criança, contudo há benefícios na rede privada
Vacina particular é igual à do posto de saúde?
Conheça as vacinas oferecidas pela rede pública de saúde:
HEXAVALENTE: contra difteria, tétano, coqueluche acelular, HIB, Hepatite B e SALK. PENTAVALENTE: contra difetria, tétano, coqueluche acelular, HIB e SALK. TETRAVALENTE ACELULAR: contra difteria, tétano, coqueluche acelular e HIB. DTPa+SALK: contra difteria, tétano, coqueluche acelular e SALK.