Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.
Asma (CID 10 - J45) é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que pode ser revertida espontaneamente ou com tratamento. Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.
A asma (também conhecida como "bronquite asmática" ou como "bronquite alérgica") é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões).
Mas, normalmente, o tratamento inclui o uso de medicamentos para controlar a asma ao longo do tempo e outros remédios para aliviar rapidamente as crises....Como conviver com a asma
O paciente com asma sofre com a hipersensibilidade das vias aéreas. Por isso, uma mudança brusca de temperatura pode desencadear a crise. Evite se expor ao frio e agasalhe as crianças de forma adequada quando não houver alternativa.
A suplementação da vitamina deve ser receitada por médicos, devido à dosagem, que deve ser personalidade. Contudo, no dia a dia, você pode incluir alimentos ricos em vitamina D em sua alimentação. Gema de ovo, fígado, manteiga, peixes, como a cavala, o salmão, o arenque; por exemplo, atendem bem a essa funções.
Os estudos realizados sugerem indiretamente que o consumo moderado de café, a longo prazo, pode não só reduzir os sintomas, mas também os riscos de manifestações clínicas de asma.
Por isso selecionar bem os alimentos a se ingerir ou evitar pode se considerar fazer parte do tratamento para bronquite....Alimentos proibidos na bronquite
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.
Boa tarde Edila,Substâncias irritativas, como poeira, fumaça e perfumes, também podem provocar uma crise de bronquite aguda. Buscar distância de substâncias que podem agravar os sintomas, como pólen, ácaros, poeira e poluição. Repouso, alimentação saudável e hidratação adequada são importantes no tratamento.
A bronquite aguda geralmente é causada por vírus, os mesmos que causam gripes e resfriados. Já para a bronquite crônica, a causa mais comum é relacionada ao fumo de cigarro, poluição do ar, poeira e gases tóxicos.
Tosse com presença de muco; ronco ou chiado no peito; fadiga; dificuldade para respirar e falta de ar; febre e calafrios; desconforto no peito; inchaço nos tornozelos, pés e pernas; lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio e infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.
Segundo o pneumologista Ramiro Sienra, a atividade física é muito recomendada pois ajuda no controle da doença, mas caso a doença esteja fora de controle, é muito provável que sinta falta de ar durante o exercício.
As pessoas que sofrem com bronquite possuem dificuldade para respirar devido ao fechamento dos brônquios, que não permitem uma entrada e saída normal de oxigênio. Uma das formas de tratamento para esses pacientes é a prática regular de atividades físicas.