O primeiro passo para montar um viveiro de mudas é definir que tipo de plantio você deseja fazer. Há três opções principais de viveiros: permanentes, temporários e de espera. Permanente: são destinados para vários ciclos de produção de mudas, por isso exigem estrutura grande e sofisticação.
Para montar um viveiro de mudas é necessário um terreno com boa drenagem, água a vontade e investir na estrutura para cultivo das plantas. O investimento fica a partir dos R$ 16 mil Reais.
Como fazer mudas de plantas para vender: Passo a passo
É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio....Saiba como montar um viveiro de mudas florestais
Um viveiro é o ambiente/local onde germinam e se desenvolvem todo tipo de planta. São nesses locais que as mudas serão cuidadas até adquirir idade e tamanho suficientes para serem levadas ao local definitivo, onde serão plantadas.
As condições de luminosidade, umidade e irrigação das mudas no viveiro são muito diferentes daquelas encontradas no campo. Sendo assim, é necessário que as mudas passem por uma preparação para as condições adversas do local definitivo, esse processo se chama “Rustificação” ou “Aclimatação”.
Existem três tipos principais de viveiros: os permanentes, os temporários e os de espera.
Há diferentes tipos de viveiros, classificados como provisórios e permanentes, dependendo do tempo do cultivo e da forma como as raízes das mudas se desenvolvem.
1. Recinto convenientemente preparado para nele conservar e reproduzir animais vivos ou plantas (ex.: viveiros de trutas).
Basicamente as estufas são ambientes climatizados, com algumas características de viveiros (por ex., regas por gotejamento) mas em geral não servem para produção de mudas e sim para cultivos que necessitem de controle de temperatura, quantidade de luz e/ou ventos.
A alface, com suas inúmeras variedades, é uma das hortaliças mais comum cultivadas em estufas, mas além dela também é possível cultivar rúcula, chicória, agrião, entre outras hortaliças.
A estufa mantém a temperatura adequada para o desenvolvimento das plantas, facilitando que cresçam mais rapidamente. Estufas são estruturas montadas para criar um ambiente de calor, principalmente, durante os períodos de inverno. Nelas podem ser cultivadas hortaliças, legumes e frutos.
Existem três tipos de cultivo protegido que devem ser usados em diferentes situações: o que é feito diretamente no solo, o cultivo protegido com substratos e o cultivo protegido em água.
O cultivo protegido é uma técnica que pode ser usada em diferentes culturas vegetais. Ele tem como finalidade a minimização de externalidades, como clima, pragas e doenças.
O ambiente protegido pode ser um túnel (baixo ou alto), uma estufa agrícola com ou sem pé direito ou até mesmo uma casa-de-vegetação, onde o controle do ambiente é intensificado. ... O uso correto do ambiente protegido possibilita produtividades superiores às observadas em campo.
Além de melhorar o controle sobre disponibilização de nutrientes e água e de prevenção ao ataque de pragas e patógenos, o cultivo protegido introduz também controle sobre o microclima ao modificar a temperatura, a umidade e a luminosidade.
Os problemas mais comuns são o excesso de calor no interior da estufa e a danificação parcial ou total dos plásticos de cobertura e da própria estrutura metálica subdimensionada devido à incidência de ventos mais intensos.
A hidroponia é uma técnica ou ciência utilizada para cultivar plantas sem a presença de solo, transferindo os nutrientes que a planta necessita somente por meio de solução aquosa enriquecida, que dará subsídio para seu desenvolvimento.
Utilizada para cultivo de plantas sem a necessidade de utilizar os nutrientes e minerais do solo, a hidroponia é uma técnica que funciona graças a soluções nutritivas externas (artificiais) e adaptadas para o fornecimento de todos os minerais, água e nutrientes que a planta precisa para se desenvolver completamente.
Maior produtividade, uso racional da água e produtos de maior qualidade são algumas das vantagens do cultivo hidropônico. Para lidar com o manejo da cultura, do ambiente protegido e da solução nutritiva é necessário que o produtor tenha conhecimento técnico a respeito de hidroponia.
Como funciona o sistema de hidroponia? Na produção de hortaliças por sistema de hidroponia, as plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada.
O processo de hidroponia apresenta várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como: crescimento mais rápido; maior produtividade; aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; economia de água de até 70% em comparação à agricultura tradicional; possibilidade de plantio fora de ...
Pequeno Sistema Hidropônico Caseiro
Para produzir suas mudas ele deve:
O cultivo da alface em hidroponia exige que a temperatura permaneça em torno de 25°C e com umidade relativa do ar de aproximadamente 70%. Para quem deseja cultivar a alface hidropônica em locais menores e fazer a sua própria horta orgânica em casa a melhor opção é encontrar um espaço coberto com boa entrada de luz.