Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café,etc)
14 gramas de fermento químico (ou bicarbonato de sódio) = 1 colher (sopa). 5 gramas de fermento químico (ou bicarbonato de sódio) = 1 colher (chá).
10 g equivale a 1 colher de (sopa). CONCLUINDO: 5 g de Fermento Instantâneo = 5 g de Fermento Seco = 15 g de Fermento Fresco.
2 tabletes de fermento biológico fresco, 30g equivalem a 1 sachê, 10g ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo.
10g de fermento biológico seco instântaneo (1 sachê) equivale a 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes).
15 g
Além disso, por conter aproximadamente 70% de água, o fermento fresco precisa ser convertido quando há o desejo de substituir por fermento seco na receita. A proporção é de 1 medida de fermento biológico seco para 3 medidas de fermento biológico fresco.
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Para substituir fermento biológico fresco por fermento seco, é bem simples, o fermento biológico fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento biológico seco. Então toda vez que a receita pedir por fermento biológico fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 (um terço) da medida de fermento biológico seco.
O fermento biológico seco FERMAIS rende 3 vezes mais, ou seja, para uma mesma produção você usa 3 vezes mais fermento fresco que seco. Pelo simples fato de que no fermento biológico SECO 95% ser fermento, enquanto no fermento fresco somente 30% do produto é fermento mesmo.
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. ... O pó já começa a reagir na hora de bater o bolo e, na maioria das vezes, continua a fazê-lo enquanto o bolo está no forno.
fermento biológico
Se você usar muito fermento (dentro da razão), o fermento irá agir muito rapidamente. Isso é bom para a velocidade, mas resultará em um sabor muito menos desenvolvido. Nenhum deles é um problema, então você pode escolher por si mesmo.
Tipos de fermentos
Quais são os tipos de fermentos?
O fermento natural é conhecido por diversos nomes: levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal) ou massa azeda.
Os tipos de fermento e em quais receitas usar cada um deles
O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento. Já o Fermento biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.