1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.
Orações Subordinadas Substantivas Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Meu desejo era que me dessem um presente.
As orações subordinadas substantivas são tipos de orações que exercem o papel de substantivo. Dependendo da função sintática que desempenham, elas são classificadas em 6 tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta, apositiva.
5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa Essa oração aparece sempre depois do verbo ser. Como por exemplo: O melhor é que aprendi a matéria. O melhor é / que aprendi a matéria.
Em qual das opções abaixo a oração subordinada substantiva está classificada errada? Parece que todos estão mortos. (apositiva) Insistimos em que deve haver julgamento.
c) Foi dito que o culpado morrera. Oração subordinada substantiva subjetiva. Isso foi dito - foi dito isso. ... impressão de que ? - Impressão é substantivo e não verbo, por isso a oração não pode ser classificada como subordinada substantiva objetiva indireta.
A oração subordinada substantiva predicativa, que chamaremos apenas oração predicativa, é aquela que funciona como predicativo do sujeito, portanto há sujeito na oração principal. O verbo da oração principal será sempre de ligação. Veja os exemplos: O ideal é / que nos tornemos amigos.
e) ( ) Oração Subordinada Substantiva Apositiva; Oração Subordinada Substantiva Predicativa. (IBFC-2013) Leia as sentenças: É preciso que ela se encante por mim! Chegou à conclusão de que saiu no prejuízo.
Leia as sentenças: É preciso (que ela se encante por mim!) Chegou à conclusão (de que saiu no prejuízo) assinale abaixo a alternativa que classifica, correta a respectivamente, as orações subordinadas substantivas (O.S.S)destacadas: a) ( ) O.S.S Objetiva direta e O.S.S objetiva indireta.
É verdade que nunca nos satisfazemos com nossas posses. (Exerce a função de sujeito da oração principal. Daí o nome de SUBJETIVA. ... Daí o nome de APOSITIVA.
"Sou contrário a que se conceda tal regalia." Perceba que "contrário" é um adjetivo, então a oração "a que se conceda tal regalia" está completando o sentido de um nome. Portanto trata-se de uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
Uma oração subordinada substantiva pode ser:
Quem me acompanhava quis um sorvete. Sj. Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade. Ap.
Em que “É” é verbo de ligação,“necessário” funciona como predicativo do sujeito e “que façamos nossos deveres”, como oração subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo “ser” “Que é que é necessário?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal. E, por fim, o período é a organização da frase em uma ou mais orações.
Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.
Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. ... Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: "O menino sujou sua camisa."
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.
1ª frase: "o lugar é simples". 2ª frase: "você vai gostar". Há uma forma bem prática pra saber quantas frases há num texto, que seria contar os verbos existentes nesse texto. E, como vimos, há dois verbos: o verbo ser (quando afirma que o lugar É simples), e o verbo gostar (quando afirma que você vai GOSTAR).
Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais.
Crie várias frases sobre o assunto que vc quer comunicar seguindo os seguintes critérios:
As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.
No caso dessa frase, são compostas por duas sentenças, a primeira indica o lamento e a segunda o motivo pelo lamento. No caso da sua atividade, tem-se: Hoje tem jogos de futebol pela Copa do Mundo. Sexta-feira tem jogo de futebol masculino na Copa do Mundo.
O site quantaspalavras.com disponibiliza uma ferramenta on-line para contar palavras. O site faculta um aplicativo baseado na web, onde uma frase ou um artigo podem ser colados numa caixa e obter a contagem de palavras pressionando um botão.
Dicas para se fazer " Frases Criativas "
9 passos imbatíveis para escrever com completa clareza
10 dicas para criar e ganhar com frases melhores.