As árvores de eucalipto podem ser facilmente reconhecidas por algumas de suas características, como por exemplo, sua copa com folhagem persistente, pelo fato de suas folhas conter glândulas que segregam um tipo de óleo, nas árvores mais jovens, essas folhas podem apresentar formato arredondado e ovais.
Árvore da família das Mirtáceas, o eucalipto é nativo da Oceania, onde é a espécie dominante da flora local. Com mais de 700 espécies, a maioria de origem australiana, adapta-se praticamente à todas as condições climáticas.
A altura da árvore é entre 25 e 30 m com DAP médio de 1 metro. Árvore tem desrama natural, copa rala, coloração de casca quando nova cinzento-prateado e quando velha marrom-avermelhado. Folhas lanceoladas alternadas de coloração verde fosca com dimensões 15 e 22 cm.
O nome eucalipto deriva do grego: eu(= bem) e kalipto(= cobrir), referindo-se à estrutura globular arredondada de seu fruto, caracterizando o opérculo que protege bem as suas sementes.
De forma geral, em plantações de adequada tecnologia, as árvores possuem alturas totais que variam mais ou menos nos seguintes limites: um ano de idade (entre 3 a 6 metros); 2 anos (8 a 12 metros); 4 anos (15 a 20 metros); 6 anos (20 a 25 metros); 7 a 8 anos (25 a 30 metros) e 10 anos (acima de 30 e até 40 metros).
Eucalyptus
Os resultados dos testes de toxicidade demonstram que Pycnogenol® é seguro, mesmo em doses altas por períodos longos. Até hoje, nenhum efeito colateral sério foi observado ou relatado em testes clínicos. Efeitos colaterais suaves como desconforto intestinal, dor de cabeça, náusea ou tontura foram raramente relatados.
Pycnogenol é usado para tratar problemas de circulação, incluindo prevenção de acidente vascular cerebral, doença cardíaca e varizes, assim como no tratamento da fragilidade dos vasos e do inchaço (edema), especialmente nos membros inferiores.
O extrato de pycnogenol também pode auxiliar no tratamento de problemas circulatórios, asma, alergias, pressão alta, osteoartrite, dores musculares, diabetes, endometriose, TPM e disfunção erétil. O uso regular do pycnogenol ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce.
É recomendado tomar 1 cápsula por dia junto à refeição, e em média, os resultados podem ser vistos após 3 meses de uso do suplemento.
A Quercetina é uma substancia natural que pode ser encontrada em frutas e vegetais como maçã, cebola ou alcaparras, com elevado poder antioxidante e anti-inflamatória, que elimina os radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA e que combate a inflamação.
O resveratrol é vendido como suplemento alimentar em formato de cápsulas nas farmácias de manipulação. Porém, devem ser ingeridos apenas mediante orientações médicas. Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg de diariamente.
Suas principais fontes alimentares são: uvas, vinho tinto, amendoim e manteiga de amendoim.
Outros alimentos que contém resveratrol são as frutas vermelhas, cacau e amendoim, mas em menores quantidades e, por falar em amendoim, não aconselho atualmente nenhum brasileiro a ingeri-lo devido a contaminação aberrante com um veneno chamado Aflatoxina, extremamente prejudicial e tóxica para o corpo humano.
Em essência, o resveratrol é um extrato, concentrado vegetal extraído em especial da casca da uva. O processo de fabricação se dá em volta de uvas selecionadas.
A concentração de trans-resveratrol nos sucos de uva produzidos no Brasil variou de 0,19 a 0,90mg. L-1 e se comparados aos resultados obtidos por SOUTO et al. [23], em vinhos tintos no Brasil apresentam cerca de 0,82 a 5,75mg.
O Resveratrol é associado fortemente com as uvas vermelhas e o vinho tinto feito das uvas. Vinhos tais como o Malbec, pequeno - o sirah, St Laurent e Pinot Noir têm o índice o mais alto do resveratrol. As uvas do Malbec têm a pele a mais grossa, e conseqüentemente o índice o mais alto do resveratrol.
O resveratrol é um composto vegetal que age como um antioxidante. As principais fontes de alimentos incluem vinho tinto, uvas, algumas frutas e amendoins. Este composto tende a se concentrar principalmente nas peles e sementes de uvas.