A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.
A arteterapia usa a arte como meio de expressão pessoal para comunicar sentimentos, em vez de ter como objetivo produtos finais esteticamente agradáveis a serem julgados segundo padrões externos. ... As atividades de arte no processo de intervenção terapêutica são utilizadas como instrumentos de diagnóstico e tratamento.
Arteterapia é um processo terapêutico não-verbal que trabalha com a expressão de sentimentos através de artes como pintura e desenhos. Essa técnica estimula o corpo e a mente por meio da arte. O objetivo principal é que as pessoas demonstrem suas emoções através de seus próprios trabalhos artísticos.
A Arteterapia tem como principal objetivo atuar como um catalisador, favorecendo o processo terapêutico, de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes, normalmente barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos.
A arteterapia usa a atividade artística como instrumento de intervenção profissional para a promoção da saúde e a qualidade de vida, abrangendo hoje as mais diversas linguagens: plástica, sonora, literária, dramática e corporal, a partir de técnicas expressivas como desenho, pintura, modelagem, música, poesia, ...
A Arteterapia tem sua origem na Antroposofia de Rudolf Steiner segundo o qual o Homem é considerado um ser espiritual constituído de alma e corpo vivo, onde através dos elementos (cor, forma, volume, disposição espacial, etc) na terapia artística, possibilita que a pessoa vivencie os arquétipos da criação, ou seja, re- ...
Associação Americana de Arteterapia Fundada em 1969 por Margaret Naumburg, traz a definição de que a arteterapia mostra-se como uma profissão assistencial ao ser humano, oferecendo meios a serem explorados os problemas, bem como os potenciais individuais, por meio da expressão verbal e não verbal.
O arteterapeuta pode atuar em ONGs, consultórios, CREAS, CRAS, presídios, instituições de recuperação social, em educação e saúde. De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT), profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento podem se especializar para atuar na área.
O arteterapeuta é um profissional que utiliza técnicas artísticas para auxiliar os pacientes na compreensão das suas emoções. ... Ao longo dos anos, o conceito de arteterapia se desenvolveu e deu espaços para o surgimento de uma nova profissão: o arteterapeuta.